Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

CUIDADO!

"Dormir com as lentes de contato é como ter um saco plástico na cabeça" afirma oftalmologista

Foto: Reprodução

Para quem usa lentes de contato, é comum cochilar sem retirá-las ou, às vezes, dormir a noite toda com elas nos olhos. A prática, apesar de corriqueira, é extremamente danosa à saúde, de acordo com o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO).

Leia mais: Outubro Rosa começa nesta semana com extensa programação; Saiba mais

O médico afirma que quando se dorme com a lente as córneas ficam privadas de oxigênio. A oftalmologista Sandra Falvo concorda com Virgílio:

“É como ter um saco plástico sobre sua cabeça quando você dorme. A córnea recebe oxigênio do ar quando você está acordado, mas quando você está dormindo ela recebe nutrição e lubrificação de lágrimas e um fluido intra-ocular chamado humor aquoso. Se há uma lente de contato em seus olhos quando você está dormindo, então a lente de contato funciona como uma barreira entre a pálpebra fechada e a córnea”.

Segunda a médica, enquanto a pessoa está acordada a lente de contato se move um pouco - cerca de um milímetro de movimento com cada piscar – o que permite que a córnea obtenha oxigênio. Por outro lado, quando se dorme com a lente ela fica imóvel porque o olho não pisca.

Outro possível problema decorrente de adormecer com as lentes de contato é a infecção. Isso porque a superfície de trás da lente pode fazer rasgos microscópicos na córnea, o que abre o caminho para bactérias ou parasitas. Um dos parasitas – encontrado na água – que pode infectar a córnea é o Acanthamoeba. Outro possível efeito é a úlcera da córnea.

Ciência

Um estudo da revista Ophthalmology, de 2012, mostrou o risco de inflamação da córnea (ceratite) aumentou 6,5 vezes com o uso de lentes de contato durante a noite, entre as pessoas que usavam lentes que deveriam ser removidas no final do dia. “Existem algumas lentes de contato que são aprovadas para uso prolongado, ou seja, você pode usá-las por vários dias. Contudo, ainda assim não é uma boa ideia usar essas lentes durante a noite, porque ainda há um risco de infecção”, alerta Sandra Falvo.

De acordo com a Academia America de Oftalmologia, as pessoas que usam lentes de uso prolongado têm de 10 a 15 vezes mais riscos de desenvolver ceratite ulcerativa em comparação com as pessoas que fazem uso de lentes diárias. “O desgaste noturno da lente, independentemente do tipo, aumenta a probabilidade de infecção da córnea", explica a oftalmologista do IMO.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet