Um fóssil marinho de 500 milhões de anos e com impressionantes pinças em forma de tesoura recebeu um nome que faz menção ao ator americano Johnny Depp, que interpretou o personagem "Edward - mãos de tesoura" no filme de Tim Burton.
O distante ancestral da lagosta e do escorpião que vivia em águas rasas na região da atual Colúmbia Britânica, no Canadá, foi batizado de Kooteninchela deppi foi identificado por um cientista britânico admirador de Johnny Depp.
"Quando eu vi o par de pinças nos fósseis desta espécie, não consegui deixar de pensar em Edward mãos de tesoura (Edward Scissorhands, em inglês).
Mesmo o nome Kooteninchela é uma referência a este filme porque 'chela' é o termo em latim para pinças ou tesoura", explicou em um comunicado o descobridor do animal, David Legg, do Imperial College London.
"Na verdade, eu também sou fã de Johnny Depp, e qual a melhor maneira de prestar homenagem a este homem que imortalizar seu nome em uma criatura que já habitou os mares", acrescentou o pesquisador.
David Legg acredita que Kooteninchela deppi era provavelmente um caçador ou um limpador, suas grandes pinças cobertas com espinhos alongados lhe permitiam capturar presas ou explorar o fundo do mar em busca das pequenas criaturas escondidas. Era, no entanto, não muito grande, de cerca de quatro centímetros de comprimento.
A espécie pertence a um grupo de artrópodes chamado Megacheira - literalmente "mãos grandes", em grego - que deu origem aos escorpiões, centopeias, insetos e caranguejos que conhecemos hoje. "Imagine: o camarão coberto de maionese em seu sanduíche, a aranha que sobe em sua parede, e até mesmo a mosca que bate em seu vidro (...) são todos descendentes de Kooteninchela deppi", disse David Legg.