Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

lucas do rio verde

Artista plástica trabalha em peça de arte sacra com até 10 metros de altura

Foto: Jairo Backes

Artista plástica trabalha em peça de arte sacra com até 10 metros de altura
O município Lucas do Rio Verde (350 Km da capital) é a sede do projeto cultural “Cores da Rosa Mística”, que, dentre outras coisas, tem como base a arte sacra. Nesta área, a artista plástica Mari Bueno, desenvolve até outubro deste ano a produção de novas obras. Assim, a cidade, bem como todo o Estado, ganha em patrimônio material: o município sediará três exposições permanentes.

Leia mais: Artista cuiabano expõe suas pinturas em casa de cultura de Portugal

De acordo com a assessoria, Mari Bueno é especializada na produção de arte sacra em grande escala e proporções. Ela trabalhará até o final deste ano em oito vitrais figurativos e três oitões feitos artesanalmente, em homenagem a mulheres relevantes da história da salvação. Outros temas da obra são uma cruz de vidro, além das pinturas artísticas de quatro painéis que retrarão os significados das cores da Rosa Mística e confecção de 15 obras da Via Sacra em pastilha de vidro. Alguns dos trabalhos chegam a ter mais de 10 metros de altura.

De acordo com Mari Bueno todo processo de criação deste gênero, exige uma pesquisa intensa. “Um projeto de arte sacra se inicia sempre por estudo litúrgico. Também se busca o significado daquela igreja para a comunidade, seu padroeiro e suas características culturais. O estudo é baseado também, pelas normativas da igreja com fundamentos teológicos para que a arte sacra exerça seu papel de catequética e evangelizadora dentro de um espaço sagrado, e não seja apenas decorativa”, diz. Segundo ela, todo o projeto dialoga com a história da padroeira Nossa Senhora da Rosa Mística.

Ela explica que os mosaicos serão aplicados no mês de agosto e as pinturas internas estarão prontas dentro de dois meses. “Como data limite temos a primeira quinzena de outubro para a conclusão de todo o conjunto”.

Os fiéis da Igreja da Rosa Mística têm se entusiasmado com a proposta, segundo o responsável pela paróquia, padre Odilo, que vê a ocasião como uma oportunidade de fortalecer a religiosidade da comunidade cristã. “O norte de Mato Grosso têm poucas igrejas com imagens artísticas. Criar um ambiente sagrado e religioso é essencial para que as pessoas sintam que estão entrando num lugar santo, totalmente elaborado dentro dos conceitos do sacramento. A cultura sacra é de suma importância para a vida cristã”, explica o padre Odilo, da paróquia de Lucas do Rio Verde.

Personalidades da produção cultural em Mato Grosso ressaltam o valor da produção cultural. “O projeto Cores da Rosa Mística poderá vir a ser uma das maiores obras artísticas do Estado”, afirma a coordenadora do projeto, Viviene Lozi, que possui know how na área por conta de sua atuação junto ao Museu de Arte Sacra, em Cuiabá.

Referência

Artista plástica que transita entre os universos figurativo e abstrato, Mari Bueno conquista cada vez mais notoriedade quando suas produções envolvem a linguagem sacra. Obras em igrejas mato-grossenses com sua assinatura são referência não só neste Estado, como também, em países que valorizam as obras produzidas com a intensão de adequar-se ao ambiente litúrgico, ao tempo em que conserva as qualidades estéticas da arte. O objetivo é elevar os sentimentos de quem a contempla.

Colecionadora de prêmios e participações em exposições internacionais, ela comemora o convite para mais uma delas, desta vez, em Portugal. Ao todo, 49 obras sobre Maria serão expostas a partir do dia 11 de agosto, no Museu na cidade de Viseu. O convite é resultado da repercussão muito positiva, da mesma mostra realizada em entre maio e julho deste ano, no Museu de Arte Sacra do Santuário de Fátima, no mesmo país. Em entrevista exclusiva, ela fala ao Diário de Cuiabá sobre o projeto que é a garantia de três exposições permanentes na igreja de Lucas do Rio Verde. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet