Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

DICA DE VIAGEM

Araras Eco Lodge consta em guia de associação nacional de hotéis, como "Roteiro de Charme"

14 Mai 2013 - 16:57

Stéfanie Medeiros - Especial para o Olhar Conceito

Foto: Stéfanie Medeiros

Araras Eco Lodge consta em guia de associação nacional de hotéis, como
O Brasi e o mundo está de olho no Araras Eco Lodge. A Associação Hotéis Roteiros de Charme é um guia que possui atualmente 59 pousadas, hotéis e refúgios ecológicos em seu roteiros. Para ser considerado um Roteiro de Charme, o estabelecimento precisa fazer a inscrição e ter foco na sustentabilidade e preservação ambiental. A propósito, enquanto a reportagem do Olhar Conceito esteve na pousada, uma equipe do canal de notícias americano CNN fazia uma reportagem para apresentar aos Estados Unidos o Pantanal e explorar os arredores de uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 (Cuiabá).

No Araras Eco Lodge visitantes 'enfrentam' sua própria natureza e harmonizam com a fauna e flora


Sem se inscrever para entrar no guia, a Pousada mato-grossense foi convidado a fazer parte dele, não somente pela prática de harmonia dos hóspedes com o ambiente, mas também pelo uso inteligente dos recursos naturais. Por exemplo: a água usada nas torneiras e chuveiros são tratadas no quintal dos fundos da pousada, por quatro processos diferentes. 

Depois que são utilizadas, passam novamente por tratamento para voltar ao ambiente natural sem grandes prejuízos. A água potável também é produzida no estabelecimento e oferecida gratuitamente aos hóspedes. “Nós temos água industrializada também, mas quanto mais água própria oferecermos, menos garrafas de plástico precisam vir para cá. E os hóspedes geralmente tomam a que produzimos aqui”, explicou André.

Os banhos quentes são provenientes dos tetos solares instalados ao longo dos quartos. Já o lixo orgânico vira adubo ou comida dos porcos criados na fazenda Passo da Ema, também parte da pousada.

COMO SURGIU O ARARAS ECO LODGE

Em volta dos caminhos de pedra que levam aos quatros com decoração simples e rústicos, estão a grama, e mais abaixo os pequenos lagos que ficam inundados na época de cheia. São no total 2.760 hecatres que constituem a pousada Araras Eco Lodge, que também conta com uma fazenda mais afastada onde as pessoas podem imergir ainda mais no Pantanal.

Quando a reportagem foi a este estabelecimento mais afastado para participar das atividades de canoagem, as araras e pica paus de cabeça vermelha ficavam na janela, ansiosos para pegar uma migalha de pão ou bolo. Uma das aves até tentou entrar no salão, e ficou pendurado na tela observando a comida. Um jacaré imóvel fazia seu papel de modelo paciente para os turistas impressionados. Isto tudo ao lado da casa de madeira, a menos de um metro de distância das pessoas.



No café da manhã de domingo (12), os hóspedes saborearam suas bebidas ao som da chuva, na companhia de um veado pantaneiro, que andando de um lado para o outro, era observado com admiração e fotografado incessantemente. Alguns pássaros estavam tão acostumados com os hóspedes que ficavam a poucos centímetros de distância das pessoas antes de saírem voando com manteiga, pão ou um pedacinho de bolo pendurado no bico.

A história do Araras Eco Lodge começa há quase um século, na época em que o garimpo começou a perder força, e por isto as pessoas vieram para o Pantanal criar gado. A ocupação, ao contrário da maioria, começou do norte e foi descendo para o sul, e a terra era dividida ou unida com o casamento destas famílias.

Uma destas uniões agregou sob o comando de um casal cerca de 36 mil hectares, incluindo a área onde hoje é localizada o Araras Eco Lodge. Um dos seis filhos deste casamento, chamado Vicente, ganhou uma parte da grande fazenda, onde construiu o que era inicialmente a sede da pousada. Estes cômodos são hoje os quatros 13, 14 e 15 e conservam sua estrutura original.

Para completar a história do Araras Eco Lodge, temos que voltar um pouco e focar em André, que começou a se interessar por eco turismo desde cedo, aos 17 anos. Em um primeiro momento, Thuronyi não trabalhava com uma sede fixa: morava no Rio de Janeiro, mas tinha um escritório em Bruxelas, na Europa, onde oferecia mais de cem rotas para turistas estrangeiros em Corumbá, Cuiabá, Santarém, Manaus e Belém.

Estes passeios eram feitos com jipes, barcos ou cavalos, e os turistas acampavam no local. “Hoje eu estou bem mais mocinho do que antes. Eu passava duas temporadas inteiras acampando, ia para os lugares só a cavalo, de jipe ou de barco”, disse. Neste época, em 1947, André teria recusado-se a comprar uma pousada ou local fixo para realizar os passeios.

Felizmente para o Araras Eco Lodge, os funcionários de André, sem pedir sua autorização, arrendaram o que já eram dez quartos construídos por Vincente. “Eles nem me pediram, porque sabiam que eu ia dizer não. Na época nós só arrendamos, porque não tínhamos recursos para comprar, reformar ou fazer publicidade”.

Mas com o crescimento do Eco Turismo, o Pantanal começou a ganhar visibilidade. Em 66 anos, de nenhuma pousada, a região agora possui 70 estabelecimentos, cada um oferecendo diferentes atividades e focando em um aspecto diversificado da natureza pantaneira. O Araras Eco Lodge, por exemplo, não trabalha com pescaria.

Por conta de sua beleza conservada, protegida e de certa forma intocada, só observada, os arredores que fazem parte do Araras Eco Lodge já foram palcos de diversas novelas, filmes e documentários.

Endereço do Araras Eco Lodge:

Estrada Parque Transpantaneira, km 32 - Mato Grosso - Brasil

A Pousada Araras Pantanal Eco Lodge (latitude: Sul 16o30'42,4" e longitude: Oeste 56o 42'39,4") está localizada no Pantanal Norte, principal santuário de vida silvestre do continente sul-americano. Inserida num ambiente de rara e múltipla biodiversidade, a pousada foi construída em harmonia com seu entorno e tem acesso, durante todo o ano, pela Estrada-Parque Transpantaneira, a 132 km ao sul de Cuiabá, capital de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet