Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

CULTURA POPULAR

Santos do artesão Clínio Moura ganham mostra especial no Museu de Arte Sacra de MT

Foto: Téo Miranda

Clínio Moura morreu em 2008

Clínio Moura morreu em 2008

O cotidiano de São Gonçalo Beira Rio e toda a devoção que circunda o lugar e as pessoas que vivem nele vão estar representadas na mostra dedicada ao saudoso artesão Clínio Moura que vai estar em cartaz entre os dias 15 e 31 de maio, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Além desta, os visitantes podem acompanhar também as instalações artísticas dedicadas à história da antiga Catedral de Cuiabá e ainda, do sacerdote Dom Aquino Corrêa.

História da antiga catedral de Cuiabá vai ser revivida com exposição de objetos antigos

A exposição de Arte Popular reúne 15 esculturas de Santos em argila sobre óleo, dentre as quais a imagem de São Gonçalo do Amarante, santo violeiro e padroeiro da comunidade de São Gonçalo Beira Rio um local peculiar.

Clínio aprendeu os rudimentos de cerâmica por meio de sua esposa Dona Biuína e de sua sogra, Dona Isabel Juliana, na época em que morou na comunidade de São Gonçalo. Desde quando começou a moldar a argila, Clínio desenvolveu uma expressão diferente daquela praticada pelas mulheres, que se dedicavam centenariamente à produção de vasilha utilitária, entre potes, panelas e moringas. Clínio moldava figuras, como santos, animais, personagens, individuais e em grupos, inspirados no universo ribeirinho. Grupos de violeiros, cururueiros e casais dançando são exemplos de sua arte.

Já as esculturas religiosas, como as imagnes de São Benedito, Francisco de Assis, Nossa Senhora de Santana, Nossa Sra. Aparecida, apresentam técnicas de modelagem à mão, com camada pictórica em tinta a óleo.

Uma das principais peças do Sr. Clínio Moura que está em exposição é a imagem que representa “São Gonçalo”, que é o padroeiro da comunidade onde vivia. Apresentando-se com vestimenta nas cores verde e laranja, chapéu e sapatos em preto e um capa verde com forro laranja preso na altura do pescoço, a imagem está sempre com um violão, conhecido como o protetor dos violeiros, das mulheres e ainda há lendas de que pode auxiliar em arranjar casamentos. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet