Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

to be or not be

Brasil ganhará réplica do teatro Globe em homenagem a Shakespeare

Foto: Reprodução

Brasil ganhará réplica do teatro Globe em homenagem a Shakespeare
Não se trata de ser ou não ser, mas sim de construir para educar. Para tanto, o Sistema Educacional Brasileiro (SEB) decidiu construir uma réplica do Globe Theater ou simplesmente o The Globe, principal palco da apresentação das obras de Willian Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês considerado o maior escritor anglo-saxão e o mais influente dramaturgo do mundo.

Em parceria inédita, o SEB e os demais unidades educacionais do grupo vão construir em 2016, ano de aniversário dos 400 anos da morte de Shakespeare, será inaugurada a réplica do The Globe na de Rio Acima, em Minas Gerais. A construção do espaço, que terá 1,5 mil lugares, será possibilitada por uma parceira dos institutos Arte Brasil e Gandarela.

O teatro terá influências brasileiras, como elementos da arte barroca e a construção de pau a pique. O projeto envolve a criação de uma escola de dramaturgia, festivais teatrais, com a produção de 37 peças de Shakespeare e outras apresentações brasileiras.

O Globe Theater foi uma moderna construção erguida em 1599 por Peter Streete, na época elisabetana, no borough de Southwark, numa área chamada Bankside, próxima ao rio Tâmisa, com as estruturas do primeiro teatro inglês – The Theatre -, erguido em 1576 pelo ator James Burbage e demolido em 1598 depois de ter sua licença cassada.

A casa foi reinaugurada em 1997, sendo agora chamada de Shakespeare's Globe Theatre ou New Globe Theatre. William Shakespeare tornou-se um de seus sócios do The Globe, transformando-o em arena para as representações de peças como Hamlet e Rei Lear. Fechado em 1642, após a vitória dos puritanos liderados por Oliver Cromwell na Guerra Civil Inglesa (1642-1649), o teatro seria reconstruído e reinaugurado em 1996. A reconstituição das características originais do Globe foi possível graças a pesquisas arqueológicas que em 1989 descobriram suas fundações e as ruínas do Rose Theatre, construção da mesma época. Mais informações em instantes
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet