Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Bauhaus em itinerância

Realizar a seleção para a mostra Bauhaus.Foto.Filme não foi tarefa fácil, já que as cerca de 100 imagens são uma espécie de extrato sucinto de um acervo de cerca de 40 mil fotos, pertencentes ao Arquivo Bauhaus - Museu de Design em Berlim, a principal coleção de obras da escola alemã do mundo. Muitas delas são bastante conhecidas e já participaram de diversas exposições internacionais, mas outras parecem saídas de álbuns de família.

São registros de cunho até pitoresco e trazem com certo frescor imagens de como viviam. Dão a perceber o caráter festivo e idealista. Afinal, como sintetiza a curadora do núcleo de fotografia, Anja Guttenberger, predominava ali o "senso de coletividade, juventude e oposição às convenções burguesas".

Por intermédio das fotos também é possível conhecer ou revisitar algumas das mais importantes criações desenvolvidas na escola, que se tornaram sinônimo do design moderno, como os móveis de aço tubular, de Marcel Breuer ou a cadeira Barcelona.

No caso da mostra de filmes, o ineditismo tem maior peso. Alfons Hug, diretor do Instituto Goethe do Rio e idealizador da exposição, conta que esse material, selecionado por um trio de curadores - Christian Hiller, Philipp Oswalt e Thomas Tode - só havia sido exibido anteriormente na própria cidade de Dessau, para onde a escola foi transferida em 1925 e que hoje abriga a fundação que leva seu nome.

Os curadores afirmam ter procurado preservar o espírito experimental da Bauhaus, explorando diversas dimensões da linguagem cinematográfica, mostrando momentos em que ela aparece associada a outros meios (como teatro, música, mecânica), eliminando fronteiras entre as disciplinas e investigando diferentes gêneros (animação, documentário, ensaio artístico...). Nem mesmo o critério cronológico foi um fator limitador, já que algumas das obras existiram somente como projeto nos anos 20 e 30 e ganharam corpo apenas em edições póstumas, como Composição I e II, de Werner Graeff, discípulo dileto do holandês Theo van Doesburg, fundador da De Stijl, que também lecionou na Bauhaus.

Isso se reflete inclusive no formato adotado para a mostra que, em vez de seguir a tradicional lógica de exibição sucessiva de filmes, foi pensada como uma exposição de videoarte contemporânea. A maior parte dos 22 títulos selecionados será projetada sobre dez telas semicirculares recobertas por uma tela microperfurada que deixa vazar a luz e cria um ambiente imersivo. É evidente a alusão feita por esse modelo expográfico à forma como a luz e a trama é tratada em Um Jogo de Luz: Preto - Branco - Cinza, do criador russo e professor da Bauhaus, Lazlo Moholy-Nagy, um dos destaques da seleção.

A opção por privilegiar fotos e filmes foi, segundo Hug, imprescindível para o projeto de itinerância da mostra, que após seu término em São Paulo, em agosto, deve seguir para outras capitais brasileiras. A dificuldade em conseguir que as instituições emprestem por meses a fio exemplares dos clássicos de design da Bauhaus, além dos custos de transporte e seguro, tornariam o projeto inviável. Essa opção, no entanto, permitiu trazer a público um lado mais humano, menos conhecido, da vida da Bauhaus, e ao mesmo tempo fugiu da forte tendência de mitificação de algumas figuras e criações de maior destaque, por meio de um forte processo de fetichização museológica.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet