Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

a partir de 3 de abril

"Cuiabá 300" é a exposição de José Medeiros que traz múltiplos olhares para o Pavilhão das Artes

Foto: José Medeiros

A câmera é apenas um instrumento que viabiliza a permanência do olhar singular de cada fotógrafo. E para revelar um pouco deste universo particular, que o fotógrafo José Medeiros inaugura no dia 3 de abril, uma exposição no Pavilhão das Artes, e homenagear assim, a Cuiabá que o acolheu há mais de 20 anos. A Mostra será dividida em quatro ambientes que trarão diferentes registros fotográficos e assim, ampliar o leque de imagens que serão expostas ao público e leva o nome de “Cuiabá 300”.

Leia também: Do alto do morro, o santo a nos olhar: Em tempos de Copa, Cuiabá luta para preservar identidade cultural

O principal ambiente foi batizado de “Craques Cuiabanos”, promete surpresas e aproveita a deixa do ano de Copa do Mundo para evidenciar os verdadeiros craques locais. Outro cômodo abrigará uma instalação com recortes de Cuiabá e 294 retratos de “paus-rodados”, como o próprio artista definiu.

Em outro compartimento, será exibido um vídeo sobre a Cidade Verde, produzido por Joel Marcos. E a quarta sala será ocupada pela “Exposição Cuyaverá”, resultado da “Maratona Fotográfica”, um trabalho conjunto de mais de 30 fotógrafos.



Apesar da abertura de “Cuiabá 300” estar marcada para o dia 3 de abril, a exposição já vem sendo realizada há quatro anos, pois trata-se de uma ideia que o fotógrafo teve em 2009 e vem colocando em prática desde então. Na época, a capital mato-grossense completava 291 anos.

Então, José Medeiros preparou uma exposição de fotografias que retratavam o cotidiano cuiabano e se propôs a realizá-la por dez anos, até que a cidade completasse seu tricentenário, justificando o porquê de “Cuiabá 300”. E o desafio de Medeiros é que a cada edição da Mostra, ela seja realizada de uma forma diferente da anterior.

E, após finalizar todo o projeto, Medeiros pretende lançar um livro embasado em todas as exposições nos dez anos de realização.

A Mostra ganha especial apoio do grupo Rolê Fotográfico que nasceu na rede social Facebook e marca encontros constantes entre amadores e profissionais, que querem trocas ideias, exercitar o olhar, a mente e a máquina. Além de evidenciar ainda mais, o cenário da fotografia em Cuiabá.



O artista

José Luiz Franco Medeiros, conhecido por José Medeiros, sempre se interessou pelas manifestações culturais do homem interagindo com o meio. Natural de Campo Grande – MS, desde os 16 anos se dedica ao registro de imagens. Publicou nos principais jornais e revistas nacionais e internacionais. Participou de mostras coletivas, individuais, prêmios e salões. Seu trabalho o fez referência estadual e nacional quando o assunto é fotografia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet