Olhar Conceito

Quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Notícias | Artesanato

artefato indígena

A menina do filtro dos sonhos: a história sobre o poder transformador através desta filosofia de vida

Foto: Reprodução

A menina dos filtors, Day Martinelli

A menina dos filtors, Day Martinelli

Dizem que o Apanhador ou o Filtro dos Sonhos tem o poder de preservar apenas as energias positivas emanadas durante o período da noite, quando no sono, mergulhamos em um encontro profundo com as raízes do nosso inconsciente. Dizem também que assim que filtra as energias oriundas dos sonhos, este artefato possui o poder transformador, que impulsiona a realização e construção da vida, a partir do que fica. E este poder transformador não é à toa, e quem revela um pouco sobre este lado mítico e místico, é a artesã Day Martinelli que emergiu das suas profundezas graças ao Filtro dos Sonhos. (Conheça Filtros & Afins, AQUI.)


Leia também: Mato Grosso Criativo: Ministério da Cultura inaugura Incubadora em Cuiabá

Não vamos entrar em pormenores, mas Day conta que passava por um período de depressão e largou os trabalhos que possuía em Sinop, pois, não conseguia mais se concentrar ou levar a vida adiante. Em meio a este desconcerto, percebeu que não poderia se deixar levar pela corrente de tristezas e buscou uma forma de vencer.

Enquanto perpassava por várias possibilidades, já que sempre teve agilidade com as mãos e trabalhou com artesanato anteriormente, Day encontrou um tutorial na Internet sobre como fazer o Filtro dos Sonhos e pensou: “É isso”. E realmente foi.



Esta história já completa um ano, e a artesã conseguiu sobreviver com o filtro, que foi sua fonte de renda e salvação para um norte novo em sua vida. De Sinop para Cuiabá, Day Martinelli inicia um novo capítulo em sua trajetória. Neste um ano de aprendizado, emergiu de uma depressão para se aprofundar nos sonhos e conquistá-los. Eles se tornaram realidade. Agora, sua rotina se normalizou, superou os obstáculos do passado e vai voltar a estudar, Publicidade e Propaganda.

Mas, os filtros não deixarão de serem feitos, pois, não são um mero hobby, são fonte de prazer e de vida. A página na rede social Facebook, Filtros & Afins conta com mais de 13 mil seguidores, e Day já enviou para todo o Brasil, inclusive, recebeu pedidos de diversos países, mas, como o custo para o envio é muito alto, tornou a exportação internacional inviável.



“Eu resolvi fazer o filtro a partir do tutorial, e postei no Facebook. Foi imediato, todos gostaram e queriam, então, comecei a atender as encomendas e viver disso durante um ano. A meu ver hoje, eu não gosto do meu primeiro filtro, ele era muito colorido e de lá para cá eu aprendi muito”, explicou.

O Filtro dos Sonhos leva cipó, miçangas, linhas e muita inspiração. Afinal, Day tem o propósito de sempre criar, é sua expressão máxima, sua arte e por isso, coloca todo o seu carinho e coração naquilo que produz. Quando começou (o centro do Filtro é feito como tricô), a artista sabia apenas um ponto e hoje já aprendeu e descobriu 12 novos pontos, que artesãos com muitos anos de prática pedem para que ela ensine.

E o seu diferencial é justamente este. Coloca todos os próprios sonhos naquilo que cria e por isso, seus filtros são especiais. Entre todos os filtros que cria o que mais causou ‘frisson’ é a coruja. Day recebeu um desenho de uma coruja em filtro de um cliente, e o desafio havia sido lançado. Tentou reproduzir aquilo e deu certo.

  

Bem, como sua autocrítica é muito forte, diz que estes primeiros filtros que fez não foram bons, mas para a primeira vez, estavam ótimos. Mas, agora, com mais experiência percebe que o tempo se alia perfeitamente bem ao talento.

Essa é a história da menina dos filtros dos sonhos, que através deles, conseguiu construir os próprios para como diz a lenda, ter a coragem de percorrer os seus medos e vencê-los, preservando apenas o que ficar de positivo. E é com essa filosofia de vida, que a artista prossegue em seu percurso, sempre a buscar o que persiste de cada sonho.



A história do Apanhador dos Sonhos

O Apanhador ou Filtro dos Sonhos é um objeto indígena nativo da América do Norte. Há várias versões sobre o significado, mas a mais forte diz que foi originado na tribo dos índios Ojibwa. Esses índios viviam na região dos grandes lagos da América do Norte e hoje se espalharam pela região do Novo México.

Os Ojibwa acreditavam que decifrar mensagens e entender os sonhos era algo muito importante durante o tempo que vivemos na terra e, por isso, o Filtro dos Sonhos é algo tão especial. Os índios diziam que quando o dia virava noite, o ar ficava muito carregado por diferentes energias, que seriam os sonhos e pesadelos. Cada um dos sonhos teria mensagens e vibrações diferentes, e o Filtro serviria, justamente, para filtrar o ar.

A teia do Filtro, quando pendurada, pega todos os sonhos ainda no ar. Os sonhos bons sabem o caminho para passar pela teia, enquanto os pesadelos ficam presos no círculo até o nascer do sol (e desaparecem com a luz do sol nascente). A teia prende as coisas ruins, deixando apenas que as boas vibrações cheguem a quem o possuir.

Outra velha lenda dizia que em um tempo onde havia só escuridão no mundo, o xamã Sioux subiu no alto de uma montanha.

Na montanha, ele se comunicou com um espírito mágico em formato de aranha, chamado Iktomi. Diz a lenda que a aranha pegou um cipó e teceu uma teia em volta dele com cabelo de cavalo. O espírito Iktomi teria ensinado ao xamã sobre o nascimento, a morte e as forças boas e ruins que influenciam os homens. A força do Filtro dos Sonhos faria sua vida seguir de acordo com o que você deseja no seu interior.

A aranha ensinou ao xamã: "Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios". A aranha ainda aconselhou o xamã a usar a teia central para ajudar o seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões.

Para o xamanismo, uma antiga prática espititual e filosófica, essa mandala tem a função de inspirar criatividade, imaginação, clarear sua visão sobre a teia da vida, transformar seus sonhos em realidade e muitas outras boas energias para quem o possuir.



No filtro dos sonhos, o círculo representa o ciclo da vida, a teia os sonhos que construímos ao decorrer de nossas vidas e os adereços como penas ou pedras representam o ar ou a respiração. Dizem que ele te ajudará a conseguir independência e coragem pra acabar com as armadilhas que criamos para nós mesmos.

A lenda diz que o Filtro dos Sonhos ajuda a romper a teia da ilusão e construir novos sonhos, tecendo nossas próprias vidas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet