Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

pesquisa

Pessoas que passaram por adversidades apreciam melhor os pequenos prazeres da vida

Foto: Reprodução / Ilustração

Pessoas que passaram por adversidades apreciam melhor os pequenos prazeres da vida
Para aqueles que não conseguem ver os pontos positivos de um relacionamento que não deu certo, um novo estudo publicado recentemente mostra que pessoas que passaram por experiências difíceis no passado conseguem aproveitar melhor as coisas do presente.

Leia mais: Estudos mostram cinco coisas que fazemos erradas no dia a dia; Descubra

Publicado no “Journal Social Psychological and Personality Science”, a pesquisa questionou 14.986 adultos, primeiro perguntando aos participantes sobre sua exposição à eventos negativos (incluindo divórcios e a morte de pessoas amadas) e se estes acontecimentos estavam no passado ou ainda se prolongavam no presente.

Depois desta etapa, os pesquisadores apresentaram aos participantes seis cenários da vida real com conotação positiva, como, por exemplo, admirar uma cachoeira ou fazer uma trilha ecológica, para determinar a habilidade de cada um em apreciar experiências positivas.

A pesquisa concluiu que “Indivíduos que tiveram que lidar com adversidades no passado mostraram capacidade elevada em aproveitar experiências positivas”. Resumindo, aqueles que passaram por momentos de dor são mais aptos a apreciar os pequenos prazeres da vida.

No entanto, a pesquisa também mostra que as pessoas que ainda estão no meio de situações complicadas, como, por exemplo, no meio de um divórcio, mostraram “capacidade diminuída em aproveitar eventos positivos”. A habilidade de encontrar prazeres no cotidiano foi prejudicada pelas adversidades que enfrentam.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet