Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

LANÇAMENTO

Livro escrito por neta de Dorival Caymmi desvenda era do rádio

Foto: Acervo família

A jornalista Stella Caymmi, e o avô, Dori

A jornalista Stella Caymmi, e o avô, Dori

Abrindo as comemorações do centenário de Doryval Caymmi – celebrado em 30 de abril de 2014 – acaba de ser lançado o livro O Que É que a Baiana Tem? - Dorival Caymmi na Era do Rádio. A obra escrita pela neta Stella Caymmi, narra o período o período que vai de 1930 a 1950, período em que o rádio se consolidou como plataforma para o lançamento de músicas e a popularidade de cantores e compositores, quase sempre em apresentações ao vivo, nos auditórios das emissoras.

Livros variados com descontos caem na graça de pais e filhos

Stella escreveu o livro a partir de mais de 70 entrevistas com o avô, complementadas com pesquisas em seu arquivo pessoal e no próprio compositor. Muitas das longas conversas, segundo Stella, ocorreram pouco antes da morte de Caymmi, em 2008, disse à Agência Brasil.

“A ideia foi fazer uma seleção crítica de temas importantes e centrais a partir dos depoimentos de Caymmi, sobretudo os que acarretaram tensões e dificuldades em sua carreira”, disse. A jornalista é autora também de uma extensa biografia do avô, Caymmi – O Mar e o Tempo, resultado de dez anos de pesquisa e lançada em 2001.

Imortalizada na voz de Carmen Miranda, a canção O Que É que a Baiana Tem?, que dá título ao livro, é o eixo da narrativa que mostra como se deu o sucesso meteórico do baiano Dorival Caymmi a partir de sua chegada ao Rio de Janeiro, em 1938.

Os conflitos entre os artistas e as emissoras de rádio e as gravadoras também são analisados pela autora, que destaca ainda a influência de intelectuais de esquerda, como Jorge Amado, na trajetória do avô e no engajamento de Caymmi na luta pelo direito autoral. “Ele foi um dos criadores da Associação Brasileira de Compositores e Autores (ABCA), antecessora da União Brasileira dos Compositores (UBC)”, disse.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet