Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

Especial São Paulo

Feirinha de antiguidades do Bixiga é boa pedida para quem aprecia objetos cheios de história

24 Out 2013 - 08:55

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araújo

Feirinha de antiguidades do Bixiga é boa pedida para quem aprecia objetos cheios de história
Uma feira de antiguidades jamais poderia ser uma feira comum. Ela é carregada de história, em cada objeto exposto, em cada vendedor que o apresenta. Assim é a Feirinha de Antiguidades do Bixiga - tradicional bairro italiano em São Paulo - uma boa pedida para quem estiver passeando na capital paulista.

Todos os domingos, a partir das 9h, a Praça Dom Osório fica tomada por bancas com os mais variados objetos para comercialização. Alguns com roupas, acessórios e bolsas de décadas passadas, outras com vinis, algumas com óculos antigos (look retrô total!), muitas com decoração e, para fazer tudo brilhar mais ainda, muita prataria de encher os olhos.

Leia também:
Mulheres e sentimentos da obra de Vinícius de Moraes inspiram obras de artista plástico de MT
Em nova fase, Clovis Irigaray caminha pelo Abstracionismo com pinceladas de pop

Bules, jogos completos de chá, faqueiros, baixelas, bandejas, vasos, taças... Um grande e variado número de peças antigas em prata enfeitam diversas bancas, com um ar muito chic e elegante.

Uma das expositoras leva ao público revistas antigas, como as extintas O Cruzeiro e Manchete, uma viagem na história do jornalismo brasileiro. Outra coloca à venda brinquedos de décadas passadas, desde bonecas a carrinhos de madeira e ferro.

Instrumentos musicais antigos, máquinas fotográficas de diferentes épocas, objetos relacionados aos esportes, máquinas de escrever e outros itens de uso profissional também podem ser garimpados por ali.

No centro da praça o visitante encontra uma pequena área de alimentação. Além de todos os expositores que montam suas bancas ali, dezenas de outros vendedores expõem objetos em tecidos sobre o chão ao longo das calçadas das ruas que dão acesso à praça.

Nas calçadas, objetos mais simples e pagamento em dinheiro. Na praça, a maioria dos vendedores aceita pagamento com cartões de débito e crédito também. Por ali é possível gastar desde uma nota de R$ 10 em algum objeto quanto alguns milhares de reais em um belo jogo de chá de prata pura.

Além de vender, muitos expositores divulgam interesse em comprar antiguidades. No entorno da praça também existem antiquários que funcionam durante toda a semana.

A Feirinha de Antiguidades do Bixiga acontece aos domingos, das 9h às 18h, na Praça Dom Osório, em São Paulo.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet