Olhar Conceito

Sábado, 08 de novembro de 2025

Notícias | Gastronomia

combos de marmitas

Arquiteta deixa serviço público para criar pequeno negócio vegano com 'Noite do Hambúrguer' e brunch em Cuiabá

Foto: Reprodução

Arquiteta deixa serviço público para criar pequeno negócio vegano com 'Noite do Hambúrguer' e brunch em Cuiabá
Com uma carreira consolidada como arquiteta e concursada há 11 anos, Ísis Doreto, de 35 anos, decidiu mudar de carreira e apostou na cozinha vegana. Há dois anos, tudo começou de forma tímida, enquanto ela ainda trabalhava no serviço público e, aos poucos, começou a se planejar para mudar de profissão. Agora, o Ísis Cozinha e Empório existe no número 200 da Rua 20, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá. 


Leia também 
Primeiro self service e luxuoso Cine Tropical: restaurador cuiabano transforma fotos antigas de Cuiabá com ajuda IA

“Sempre gostei de cozinhar, cozinhava para a família e amigos, fazia marmitas para almoçar no trabalho e as meninas começaram a ficar curiosas, perguntavam o que era, pediam para experimentar. Foi assim que o negócio começou”, lembra Ísis. 

Aos poucos, alguns amigos e colegas de trabalho começaram a pedir as primeiras encomendas. Com olhar atento, Ísis percebeu que, caso se planejasse, poderia transformar a paixão pela cozinha vegana em negócio. Ao Olhar Conceito, ela explica que, apesar de não se classificar como vegana, já que a filosofia não para na alimentação, acredita que o veganismo é o futuro. 

“Acredito que no futuro as pessoas vão deixar de causar sofrimento aos animais. Hoje muitos dos meus clientes são pessoas que ainda consomem carne, mas se interessam pelos pratos”, conta Ísis sobre a curiosidade que pratos veganos causam entre os que comem carne. 

“O macarrão com bolonhesa é uma das opções de marmita que sai bastante, uso uma carne vegana que o pessoal gosta muito”, continua 

Quando decidiu empreender, Ísis já sabia que seria um negócio de cozinha vegana, algo que não se vê muito em Cuiabá. “Sei que aqui não tem muito público, quase não há lugares veganos, mas já tenho clientes fieis”. 
Ao deixar o funcionalismo para empreender, Ísis conta ter sido julgada como “doida” por deixar de lado a estabilidade de um concurso público e se arriscar com comida vegana na “Capital do Agro”. “Sabia que seria assim, mas foi algo planejado”. 

Para ela, ainda há muito preconceito em torno dos pratos veganos. “Ainda tem muito preconceito, pessoas que já torcem o nariz sem nem experimentar”. 

Além das marmitas veganas, que vão do macarrão à bolonhesa ao tofu xadrez, Ísis também realiza eventos especiais como a Noite do Hambúrguer. A próxima edição será na sexta-feira (24), na frente da loja física no Boa Esperança. 

Todo começo de mês, Ísis ainda realiza o Brunch Vegano, com diversas opções de pratos sem ingredientes de origem animal para começar o dia. Com o empório, ela garante produtos como almôndega vegana, tofu defumado e queijos veganos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet