A 11ª edição do Pantanal Cozinha Brasil terá a carne bovina de Mato Grosso como ingrediente do ano. O evento, que tradicionalmente durava uma semana, será realizado durante todo o mês de outubro. O novo formato também foi pensado para acompanhar a movimentação turística na capital. Cuiabá recebe de 28 a 30 de outubro o World Meat Congress, maior congresso mundial da carne bovina, e no dia 31 o show da banda Guns N’ Roses.
Leia também
Nutricionista de Barra do Garças cria loja de produtos naturais após demanda de pacientes
“Nós vamos ter muita gente do mundo inteiro aqui. Então o roteiro foi criado para nós e para os turistas. Queremos mostrar o que temos de melhor”, destacou.
O Roteiro da Carne acontece entre os dias 6 e 31 de outubro em dez casas de destaque da gastronomia cuiabana: Àvah, Baronês, Casarão 154, Canto, Due Ladroni, Mahalo, Meat’s Grill, Talavera, Toroari e Varadero.
“A ideia é que isso vire calendário e que outubro seja sempre o mês da carne em Mato Grosso. Não é promoção, não precisa reservar. É uma oportunidade de prestigiar nossos restaurantes e experimentar a carne mato-grossense, que é uma das melhores do mundo”, disse Joca.
Desde a sua primeira edição, o evento elege um ingrediente principal. A manga, o pequi, a mandioca já abrilhantaram pratos diversos. Desta vez, o destaque será a carne de Mato Grosso, com o apoio do Instituto Mato-grossense da Carne – IMAC.
Além do circuito gastronômico, a programação inclui oficinas, aulas e degustações. O Senac, parceiro do evento, vai realizar um projeto piloto de treinamento com garçons e chefs de cozinha sobre cortes, pontos da carne, sustentabilidade e rastreabilidade.
“Eles passam a manhã inteira aprendendo e depois vão para a cozinha degustar. É conhecimento que fica e vai ser estendido aos restaurantes”, explicou Joca.
O homenageado da edição é o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, o empresário Fernando Medeiros, dono do Japidim e ex-presidente da Abrasel-MT.
“Todos os anos escolhemos alguém que presta serviço ao setor de alimentação fora do lar. Não tem a ver com grana ou poder, mas com contribuição real. Esse ano o escolhido foi o Fernandinho, que sempre esteve à frente de muitas iniciativas”, afirmou.
Para Joca, o Pantanal Cozinha Brasil vai além da programação gastronômica. “Esse é um projeto que une turismo, gastronomia e identidade cultural. É sobre valorizar nossos produtos, nossos chefs e nossa carne”, resumiu.
Mais informações sobre a programação do evento no site.