Durante a maior feira de turismo da América do Sul, o FIT América Latina, em Buenos Aires - Argentina, uma comitiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) representou o Governo de Mato Grosso em reuniões estratégicas com representantes das companhias aéreas JetSmart, GOL e Aerolíneas Argentinas, no estande Meeting Brasil.
Leia também:
Nutricionista de Barra do Garças cria loja de produtos naturais após demanda de pacientes
Na tarde desta terça-feira (30.9), a comitiva apresentou o potencial de Mato Grosso e a necessidade de conectividade aérea do centro geodésico da América do Sul com outros países do continente. Por outro lado, as empresas pediram dados mais aprofundados do setor em Mato Grosso, como a quantidade de pousos e decolagens e a capacidade do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, para analisar a viabilidade.
“Nós aproveitamos que estamos na FIT em Buenos Aires, a maior feira de turismo da América do Sul, para contatar empresas aéreas, mostrar o potencial de Mato Grosso, as belezas do nosso Estado e as oportunidades de turismo de negócio, de pesca e de aventura. Agora, as empresas ficaram de analisar, e isso não é do dia para noite. Nós vamos ter que passar uma série de dados que eles necessitam para calcular a ocupação dos voos, para que eles sejam rentáveis para as companhias aéreas. A COA, que é a concessionária do Aeroporto Internacional Marechal Cândido Rondon, tem uma logística internacional, e nós vamos continuar trabalhando, mostrando as maravilhas do Estado em eventos de turismo como este”, comentou o secretário César Miranda.
Desde a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, a Sedec tem buscado alternativas para atrair companhias aéreas nacionais e internacionais, interessadas em criar uma rota internacional que ligue Mato Grosso a alguma capital ou cidade da América do Sul.
Segundo César Miranda, a ampliação da malha aérea é um passo fundamental para o desenvolvimento do turismo e dos negócios no Estado. “A criação de uma rota internacional vai impulsionar não apenas o turismo, mas também a economia como um todo, fortalecendo a atração de investimentos, a geração de empregos e a integração de Mato Grosso com outros países da América do Sul”, destacou.
Além das reuniões na Argentina, quando esteve em Lima, no Peru, na semana passada, a comitiva da Sedec também participou de encontros com representantes da Latam, que passa por um momento de expansão da malha aérea, com a aquisição de novas aeronaves. A estratégia do Governo de Mato Grosso é ampliar a presença do Estado nos mercados internacionais e transformar o Aeroporto Marechal Rondon em hub regional.