A Casa de Cultura Silva Freire abre as portas para a poesia de Nicolas Behr. No próximo sábado (27), o poeta conduzirá oficinas de Experimentação poética gratuitas e abertas ao público. Com duas turmas, a atividade acontece de 9h às 12h e entre 15h e 18h. As inscrições podem ser feitas pelo
formulário online disponibilizado neste link e nos canais da Casa Silva Freire nas redes sociais. As vagas são limitadas.
Leia também
Inspirado na própria infância cercado pelas mulheres da família, designer cria projeto para formar manicures em Cuiabá
As Oficinas de Experimentação Poética integram a programação da nova temporada da CSF e têm como propósito estimular o contato direto do público com a poesia em sua dimensão prática e inventiva.
Mais do que escrever versos, os participantes serão convidados a experimentar processos criativos que ampliam o olhar sobre o cotidiano, a cidade e a palavra.
Para Behr, o momento oportuniza a troca e aprendizado mútuos: "É sempre muito enriquecedor. É uma troca: ao mesmo tempo em que se compartilha, se aprende. E é também uma oportunidade para o poeta rever o próprio processo criativo", reflete.
Nascido em Cuiabá, em 1958, Nicolas Behr mudou-se ainda jovem para Brasília, cidade que se tornaria tema central de sua obra poética. Poeta marginal, destacou-se na década de 1970 ao publicar de forma independente e artesanal seus primeiros livros produzidos em mimeógrafos e vendidos de mão-em-mão.
Com linguagem coloquial, crítica e irônica, Behr construiu uma poética profundamente ligada ao cotidiano urbano e ao Cerrado.
Mesmo sendo poetas de diferentes gerações, Behr reconhece a influência de Silva Freire em sua escrita. "Todos os poetas dialogam, são confluentes e se influenciam em maior ou menor grau", afirma. Na memória, contudo, uma lembrança de outros tempos: "Conheci Silva Freire quando era adolescente, lá pelos 13 anos. Me lembro de um episódio em que peguei carona com ele", lembra Behr.
A CASA SILVA FREIRE
A Casa Silva Freire é uma associação sem fins lucrativos apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e certificada como Ponto de Cultura (Minc) e Ponto de Memória (Ibram).
Além das atividades mensais, a CSF recebe o público semanalmente em visitas mediadas: todas as quartas-feiras, das 12h às 18h. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (65) 981273268 ou pelo e-mail agendamento@casasilvafreire.org.br. Endereço: Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Histórico, Cuiabá-MT.