O Centro Cultural Casa Cuiabana recebe, de 15 a 25 de setembro, a exposição “Yakuni: Máscaras Sagradas e a Espiritualidade Mehinaku”. Selecionada no edital Viver Cultura – edição Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a mostra reúne quatorze máscaras sagradas confeccionadas pelo povo Mehinaku, habitantes do Território Indígena do Xingu, em Mato Grosso.
Leia também
Inspirado nos anos 80, 'vintage cake' vira tendência da Geração Z e confeiteira cuiabana faz mais de 20 por mês
Representantes dos Mehinakus se apresentarão na abertura da exposição, que será realizada na segunda-feira (15.9), às 8h, no equipamento cultural da Secel-MT. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às12h e das 14h às 20h.
Conhecidas como Yakuni, as máscaras representam seres espirituais e traduzem a conexão entre o mundo humano e o mundo espiritual na cosmovisão do grupo indígena. O processo de confecção envolve a participação de toda a comunidade e é parte inseparável do próprio ritual.
“É importante a gente materializar o mundo espiritual no mundo físico, que vem para nós, por meio dos sonhos dos pajés. Assim como é relevante que a sociedade passe a conhecer essa relação, esse contato e a reciprocidade que possuímos com a natureza.” ressalta o coordenador do projeto e liderança indígena, Makaulaka Mehinako.
Mais do que peças artísticas, são expressões de saberes ancestrais, rituais sagrados e da forma como essa comunidade compreende o equilíbrio entre natureza, espiritualidade e vida coletiva.
“Para nós é uma alegria muito grande, poder mostrar esse mundo espiritual, esses espíritos que são da natureza para o publico que visitará a exposição”, conclui o líder indígena.
Serviço:
Exposição “Yakuni: Máscaras Sagras e a Espiritualidade Mehinaku”
Período em cartaz: 15 a 25 de setembro
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às12h e das 14h às 20h
Local: Casa Cuiabana (rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes - Cuiabá)