Clássicos das décadas de 1980 e 1990, os bolos decorados com bico de confeitar voltaram a ganhar destaque e caíram no gosto da nova geração. Em Cuiabá, a confeiteira Norma Rodrigues tem produzido, em média, 20 unidades por mês no estilo vintage cake, que conquistou espaço tanto em festas intimistas quanto em eventos grandiosos.
Leia também
Ação policial em festa de lambadão no CPA e queda de eventos mobilizam artistas em Cuiabá: 'eram 20 por final de semana'
“O vintage cake é uma estética que eu via muito naquela série Bridgerton, nos parques e nos bailes que tinham, sempre apareciam bolos bonitos e decorados. Todos com bico de confeitar. Essa tendência veio um pouco depois dessa série”, conta ao Olhar Conceito.
Norma lembra que começou a produzir os primeiros bolos nesse formato em outubro de 2023, quando ainda era uma novidade discreta.
“Fui fazendo discretamente, porque não era todo mundo que gostava. No começo eu achava um pouco brega, mas depois vi uma beleza diferente nele, via modelos e estilos diferentes. Em 2024, a procura começou a aumentar bastante, fui melhorando a cada bolo que fazia.”
A confeiteira destaca que o uso do bico de confeitar, característica essencial do vintage, exige habilidade e prática.
“A decoração com o bico de confeitar exige muito mais técnica, porque não é todo mundo que tem habilidade. Tenho um pouco mais de experiência porque comecei a fazer bolos há muito tempo, quando não existia espátula de textura, era mais simples. Naquela época, qualquer tipo de decoração exigia usar o bico de confeitar.”
Com as tendências criadas pelas novas gerações, os bolos decorados com bico de confeitar ressurgiram impulsionados pela estética das redes sociais e do que é "instagramável". Entre os elementos que marcam o encontro de passado e presente está o uso de laços.
“Os lacinhos é uma tendência nova, surgiu no final de 2024, pelo que me lembro. Fazia alguns lacinhos discretamente, mas hoje em dia, a maioria dos bolos que faço é com lacinho. Provavelmente essa tendência é da Geração Z, que são mais minimalistas, gostam de uma coisa mais instagramável.”