O cacique Raoni Metuktire lançou nesta terça-feira (9), em Brasília, o livro "Memórias do cacique - Raoni Mẽtyktire". O livro foi construído a partir de entrevistas inéditas realizadas pelos tabdjwy de Raoni, seus netos, entre 2020 e 2023. Falando sempre em mẽbêngôkre, e rodeado de parentes, Raoni gravou durante dezenas de horas, em diversas sessões, as histórias e mitos que resultaram neste relato.
Leia também
Cinema indígena resgata história de Tybyra com atuação de Andrya Kiga, mulher trans Boe Bororo
O material foi traduzido para o português por meio de um trabalho meticuloso e extenso de uma equipe de tradutores Mêbêngôkre, sob a coordenação do antropólogo Fernando Niemeyer, que também supervisionou a redação e edição do manuscrito.
Líder do povo Kayapó, cacique Raoni nasceu no Mato Grosso e vive na Terra Indígena Capoto-Jarina. Ele se tornou um dos mais conhecidos líderes indígenas do Brasil e do mundo, uma figura de referência na luta pela preservação da Amazônia e pelos direitos dos povos originários, tendo atuado na Assembleia Constituinte de 1988 e viajado o mundo para defender suas causas.
As memórias do cacique convidam a enxergar a história do Brasil pela perspectiva daqueles que sempre habitaram estas terras, que testemunharam a chegada dos invasores e que, desde então, elaboram estratégias de resistência.