O merendeiro Victor Hugo Mota, da Escola Estadual Prof. José Mendes Martins, em Várzea Grande, foi o grande vencedor do concurso “SuperChef da Educação – Melhores Receitas 2025”, realizado na noite desta quarta-feira (3). Esta foi a 3º edição da competição promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
Leia mais
Fim de semana em Cuiabá tem show ‘Infinito Particular’ com a dupla Henrique & Juliano
Victor conquistou o 1º lugar e levou para casa o prêmio de R$ 9 mil com o prato “Encanto do Cerrado”, que uniu peixe, ingredientes regionais e uma apresentação impecável. A receita somou 207,8 pontos na avaliação dos jurados.
O 2º lugar ficou com Rosely Aparecida da Cruz, da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis. Ela recebeu R$ 7 mil pela criatividade e sabor da sua lasanha de lombo suíno. Já o 3º lugar foi conquistado por Roseli Mendes de Sá, da Escola Estadual Nova Canaã, em Nova Canaã do Norte, que apresentou uma tradicional polenta com almôndegas.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o concurso vai além da gastronomia: “Mais do que cozinhar, eles cuidam, acolhem e contribuem diretamente para o aprendizado e o bem-estar dos nossos estudantes. Hoje celebramos o talento, o carinho e a dedicação de cada um que participou. Aproveitem que a festa é de vocês”, destacou.
A final contou com a participação de 13 merendeiros, cada um representando sua Diretoria Regional de Educação (DRE). O desafio era criar um prato salgado inédito na merenda escolar, com proteína animal obrigatória (bovina, suína, frango ou peixe).
Os pratos foram avaliados por uma banca formada pela instrutora de gastronomia Jeane de Souza, o professor de gastronomia João Carlos Caldeira e a nutricionista Gabrieli Comacchio.
