Olhar Conceito

Sábado, 08 de novembro de 2025

Notícias | Música

acima da média nacional

Pesquisa revela que sertanejo e gospel são ritmos mais ouvidos em Cuiabá; 87% dos entrevistados são héteros

Foto: Reprodução

Pesquisa revela que sertanejo e gospel são ritmos mais ouvidos em Cuiabá; 87% dos entrevistados são héteros
Cuiabá é a capital brasileira que mais consome música sertaneja, segundo a pesquisa Cultura nas Capitais, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte em parceria com o Datafolha e divulgada nesta quarta-feira (27). O gênero é ouvido por 68% dos cuiabanos, número bem acima da média nacional (34%) e que coloca a capital mato-grossense à frente de Campo Grande (64%) e Goiânia (62%). Entre os entrevistados cuiabanos, 87% se declararam heterossexuais, dado que ajuda a traçar um perfil sociocultural dos ouvintes. 


Leia também:
Cuidador de carros aos 14 anos, homicida aos 16 e fama de ‘justiceiro’: Novo Colorado guarda memórias de traficante que virou filme

Além do sertanejo, o gospel ocupa o segundo lugar do ranking, com 29%, número que também está acima da média nacional, que é de 24%. Outros gêneros aparecem na preferência dos cuiabanos: gospel (29%), pagode (18%), MPB (16%), pop (15%) e lambada (14%). Apenas 4% disseram ouvir música cuiabana, como rasqueado. 

 A pesquisa também mostra os meios preferidos para ouvir música. O celular/smartphone lidera com 83%, seguido de som portátil (73%) e rádio (67%). O carro aparece em quarto lugar (60%). Mesmo em menor escala, mídias físicas como CDs/DVDs (18%) e discos de vinil (7%) ainda resistem.

Nas plataformas digitais, o YouTube é disparado o mais usado (70%), seguido pelo Spotify (41%) e pelo TikTok (36%). Outro dado curioso é que a maioria dos cuiabanos prefere ouvir música em alto-falante: 75% sem fones de ouvido, contra 25% que usam fones.

A Cultura nas Capitais é um estudo nacional sobre hábitos culturais, que nesta edição entrevistou 19.500 pessoas em todas as capitais do país, incluindo Brasília. Em Cuiabá, foram realizadas 600 entrevistas entre 26 de abril e 9 de maio de 2024.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet