Olhar Conceito

Terça-feira, 18 de novembro de 2025

Notícias | Cinema

'protegia' o bairro

Filme que levou 4 prêmios em Gramado é inspirado em história real de traficante cuiabano, 'Sapinho' do Novo Colorado

Foto: Reprodução

Filme que levou 4 prêmios em Gramado é inspirado em história real de traficante cuiabano, 'Sapinho' do Novo Colorado
O filme "Cinco Tipos de Medo", dirigido pelo cuiabano Bruno Bini, foi o grande vencedor da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, no último sábado (23). Inspirada em um fato real ocorrido em 2007, a trama parte da história de moradores do bairro Jardim Novo Colorado, em Cuiabá, que se uniram para pagar a fiança de Sapinho, traficante que mantinha a segurança local.


Leia também 
Bella Campos escolhe vestido de R$ 40 mil e sobrancelha descolorida para tapete vermelho do Festival de Cinema de Gramado

Temendo que sua ausência deixasse a comunidade vulnerável a facções rivais, os vizinhos decidiram bancar sua liberdade, episódio que ocupou as páginas dos jornais nos anos 2000. Sapinho morreu em 2018, em um confronto com a Polícia Militar, que culminou em manifestações entre moradores revoltados com a morte e agentes de segurança. 

A reação dos moradores do bairro Novo Colorado precisou ser contida com granadas de efeito moral e disparos de bala de borracha. Além de policiais agredidos, viaturas e uma ambulância foram danificadas. A história da relação entre os populares e Sapinho já havia inspirado o cineasta Bruno Bini a escrever o curta-metragem "Três Tipos de Medo". 

A produção mostrava o impacto da prisão do traficante na rotina de três moradores do bairro. No primeiro curta, Sapinho foi interpretado pelo ator Jonathan Haagensen, conhecido por ter participado de novelas da TV Globo. Em "Cinco Tipos de Medo", rapper Xamã foi escolhido. 

Ele levou o Kikito de Melhor Ator Coadjuvante logo em sua estreia, destacou a surpresa com o reconhecimento. “Sempre foi um sonho muito distante trabalhar com cinema e não esperava ganhar este prêmio na estreia em um filme”, disse no palco de Gramado.

No elenco, a cuiabana Bella Campos interpreta Marlene, uma das protagonistas. Este é o primeiro trabalho da atriz em um longa-metragem e marca também seu retorno às origens. “Sempre quis fazer cinema nacional e recebi esse convite para filmar na minha terra, contando uma história local que eu não conhecia. Está sendo um processo saboroso de reconexão, de resgate até do meu sotaque”, afirmou.
 
Com roteiro premiado e forte ligação com a realidade cuiabana, Cinco Tipos de Medo traz à tela cinco personagens que enfrentam diferentes formas de medo em meio à violência urbana. Mais do que retratar um episódio da história recente da capital mato-grossense, o longa se afirma como um retrato humano sobre escolhas, sobrevivência e comunidade.

Na trama Murilo (João Vitor Silva) sobrevive a uma experiência quase fatal e encontra na enfermeira Marlene (Bella Campos) uma chance de recomeço. Mas o amor entre os dois é um problema para Sapinho (Xamã), figura imponente no bairro e companheiro abusivo de Marlene. A sinopse traz que, na história, cinco vidas aparentemente desconectadas colidem num caminho sem volta.

Ainda neste ano, antes de “Cinco Tipos de Medo” chegar nas telonas, Xamã estará na novela “Três Graças”, da TV Globo, e na série “Os Donos do Jogo”, da Netflix, que retrata a máfia da contravenção no Rio de Janeiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet