Dirigido pelo cineasta cuiabano Bruno Bini, o filme Cinco Tipos de Medo, com Bella Campos e Xamã, foi maior campeão no 53° Festival de Cinema de Gramado. Na cerimônia realizada neste sábado (23), o longa garantiu quatro Kikitos – nome do troféu da premiação.
Leia mais:
Feira da Prefeitura de Cuiabá consegue lar para 15 cães abandonados; próxima edição já tem data marcada
O 53º Festival de Cinema de Gramado chegou ao fim neste sábado, 23 de agosto, depois de movimentar a Serra Gaúcha com 11 dias de evento, que reuniu cineastas, artistas, jornalistas, estudantes e um público estimado em 40 mil pessoas.
Ao todo foram entregues 52 prêmios, sendo 40 Kikitos. Com Marla Martins e Roger Lerina como mestres de cerimônia, a premiação teve transmissão ao vivo para todo o país no Canal Brasil, na TVE e no YouTube do Festival.
Estrelado pela cuiabana Bella Campos, que está dentre as principais atrizes da novela Vale Tudo, da Globo, o filme Cinco Tipos de Medo foi o maior campeão, levantando quatro Kikitos: Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Montagem para Bini, além do prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Xamã.
O longa conta a história de cinco vidas que se conectam. Murilo, um jovem músico em luto, que se envolve com Marlene, enfermeira presa a um relacionamento abusivo com um traficante. Suas histórias cruzam as de Luciana, policial movida por vingança, e Ivan, advogado com intenções ocultas.
A programação também promoveu a formação de novos talentos, com a estreia da 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil e a tradicional Mostra Educavídeo, reunindo produções de estudantes do ensino fundamental, médio e superior.
Paralelamente, o Conexões Gramado Film Market fortaleceu o mercado audiovisual por meio de painéis, encontros de negócios, debates e mostras universitárias. Atividades voltadas para crianças, como a Sessão Infantil e o projeto Cinema nos Bairros, ampliaram o acesso do público à tela grande.
O festival foi marcado por homenagens a grandes nomes do cinema brasileiro: Rodrigo Santoro recebeu o Troféu Kikito de Cristal, Mariza Leão foi laureada com o Troféu Eduardo Abelin e Marcélia Cartaxo, com o Troféu Oscarito. A cerimônia de abertura contou com a Orquestra Sinfônica de Gramado e a exibição do premiado longa “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, enquanto a programação competitiva reuniu estreias de grandes longas nacionais.
Com uma programação diversa, o evento celebrou a produção audiovisual brasileira e gaúcha. A curadoria, assinada por Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario, reforçou o festival como a primeira janela para importantes lançamentos do cinema brasileiro. O evento reafirmou seu papel como um dos mais importantes palcos do audiovisual na América Latina e de maior festival de cinema do Brasil.
A premiação dos longas-metragens gaúchos e dos curtas-metragens brasileiros foi na sexta-feira, dia 22, e a dos curtas gaúchos no dia 17 – a lista completa de vencedores está no site do festival.