Olhar Conceito

Sábado, 15 de novembro de 2025

Notícias | Tecnologia

do grupo canopus

Alta tecnologia sobre rodas: GAC abre em VG a primeira loja de MT com modelos a partir de R$ 169 mil

Foto: Assessoria

Alta tecnologia sobre rodas: GAC abre em VG a primeira loja de MT com modelos a partir de R$ 169 mil
Várzea Grande entrou no mapa da inovação automotiva do Brasil com a inauguração da primeira concessionária da GAC em Mato Grosso, na noite dessa quinta-feira (21), sob comando do tradicional Grupo Canopus. A chegada da marca chinesa, reconhecida mundialmente por seus modelos de alto desempenho e pela forte aposta em eletrificação, coloca o mercado mato-grossense em posição de destaque em um tema que cresce de forma acelerada no país.


Leia também 
Bella Campos escolhe vestido de R$ 40 mil e sobrancelha descolorida para tapete vermelho do Festival de Cinema de Gramado

A concessionária inaugurada em Várzea Grande fica na Avenida da FEB, no bairro Ponte Nova, e já oferece cinco modelos: o GAC Aion Y, SUV elétrico com autonomia de 490 km; o Aion V, também elétrico, com 602 km de autonomia; o Aion ES, sedan 100% elétrico; o Hyptec HT, SUV de luxo com portas Gull Wing e porta-malas de até 725 litros; e o GS4, híbrido, que combina motor a combustão e elétrico. Os preços variam entre R$ 169.990 e R$ 349.990, com maior volume de vendas esperado na faixa de R$ 200 mil.

O fundador do Grupo Canopus, Marcos Cruz, ressaltou a tradição da empresa em buscar inovação e tecnologia para Mato Grosso desde a década de 1980.

“Nós tivemos a primeira empresa de tecnologia em Mato Grosso, em Mirassol d’Oeste, quando nem telefone existia. Fomos pioneiros no uso de radioamador, telex e computadores. Sempre fomos atrás de inovação. O carro elétrico já não é mais novidade, é o básico. Quem não tiver isso está fora do mercado. E quando falamos da GAC, falamos de qualidade e confiança. A GAC já produzia para Honda e Toyota, que são extremamente exigentes, e isso nos dá tranquilidade em apostar nessa parceria”. 



O Grupo Canopus já representa a GAC também em Manaus, Belém e Palmas. A confiança não é por acaso. Fundado em Mirassol d’Oeste, o Grupo Canopus tem mais de 50 anos de atuação e um histórico marcado pela inovação.

“Falo que para você ser nomeado pela primeira vez como concessionário, a fábrica levanta todo seu histórico. Na primeira pode até errar, mas fomos nomeados 11 vezes pela Toyota. Não dá para errar 11 vezes. Com a Honda foi a mesma coisa. A GAC escolheu o Canopus porque sabe da nossa seriedade e da nossa capacidade de entregar resultado”, reforçou.

Na inauguração, o diretor de vendas e desenvolvimento da GAC no Brasil, Danilo Rodil, esteve presente e destacou o papel estratégico de Mato Grosso dentro do plano de expansão da montadora no país. Com mais de 20 anos de experiência em montadoras como BMW, Toyota, JLR e Subaru, Rodil assumiu o cargo recentemente e responde diretamente ao CEO da empresa, Alex Zhou.

Ele será responsável pela estratégia comercial, planejamento mercadológico e fortalecimento da rede no Brasil, onde a GAC já nomeou 60 concessionários, dos quais 45 já estão em operação.

“O Brasil é um dos principais mercados da GAC atualmente. Lançamos a marca junto com esses cinco modelos e queremos ser líderes na eletrificação e na transição da mobilidade mundial. Trouxemos quatro carros totalmente elétricos e um híbrido, o GS4, para mostrar a força da marca, que tem hoje 22 modelos disponíveis para exportar. Até o fim deste ano teremos o sexto modelo sendo lançado e para 2025 devemos trazer pelo menos mais dois ou três carros, sempre adequando ao mercado brasileiro e às particularidades de cada estado”, explicou Rodil.

Rodil também destacou que os testes de autonomia foram pensados para realidades diferentes em cada estado brasileiro. “Por exemplo, em Mato Grosso trouxemos o Aion V com a maior bateria disponível, exatamente pela necessidade de mais autonomia. Já em Manaus, onde o Grupo Canopus também representa a marca, a lógica é outra: como os percursos são mais urbanos, a aceitação pelos elétricos é mais imediata. Fazemos essas análises caso a caso, sempre adaptando a estratégia para cada região”, detalhou.



Além da diversificação, a GAC aposta em tecnologia própria para se diferenciar no mercado. A empresa fabrica suas próprias baterias, que já passaram por inúmeros testes de segurança.

“São baterias blindadas, tipo cartucho, que nunca tiveram incidentes graves. Temos centros de pesquisa não só na China, mas também em Los Angeles, Milão e Oceania. Isso mostra a preocupação em desenvolver produtos de altíssima qualidade, herança das parcerias históricas com Honda e Toyota”, acrescentou Rodil.

A estratégia da marca para o Brasil também inclui acordos com universidades nacionais para o desenvolvimento de motores flex, além da previsão de lançar, até setembro, programas de assinatura de veículos e condições especiais para PCD e taxistas. Até 2030, a meta global é exportar 500 mil veículos por ano.

Para o consumidor mato-grossense, a inauguração representa mais uma opção de compra em um mercado cada vez mais competitivo, com acesso a veículos eletrificados de última geração e tecnologia embarcada. Já para o setor automotivo regional, é um sinal de que Mato Grosso está preparado para receber players internacionais de peso, inserindo-se de forma definitiva no movimento de transição energética da indústria.

“Nosso foco é a satisfação do cliente. Por isso buscamos grupos sólidos, como a Canopus, com presença nacional e entrega de novidades constantes. O que vai provar que a GAC não é ‘só mais uma chinesa’ é a qualidade dos nossos carros”, finalizou Rodil.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet