Olhar Conceito

Segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Notícias | Comportamento

ATIVISMO INDÍGENA

"Experiência única e emocionante": o que Anitta e Luciano Huck disseram do encontro com Cacique Raoni no Xingu

Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Anitta e o apresentador Luciano Huck, visitaram o Território Indígena do Xingu, em Mato Grosso, no último fim de semana, e se encontraram com o cacique Raoni Metuktire, de 88 anos, uma das maiores lideranças indígenas do Brasil e referência internacional na defesa da Amazônia e dos povos originários.


Leia mais
Luciano Huck e Anitta participam de cerimônia tradicional com grandes lideranças indígenas no Xingu; veja vídeo

Além do encontro, a dupla participou do Kuarup, ritual tradicional que celebra a memória dos mortos e reúne centenas de indígenas de diferentes povos.

Huck destacou em suas redes sociais que a experiência foi “única e emocionante”, ressaltando a importância de Raoni, líder do povo Mẽbêngôkre (Kayapó), indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz. 

 

O apresentador contou que a gravação especial feita no Xingu irá ao ar em breve no Domingão do Huck, na TV Globo. Já Anitta celebrou a oportunidade de vivenciar o Kuarup na aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, e de conhecer pessoalmente o cacique Kayapó. 

“Esse homem dedica anos da sua vida à defesa da floresta, à proteção dos territórios indígenas e ao futuro da humanidade”, escreveu Anitta em publicação no seu perfil do Instagram.

Nos últimos anos, a artista tem se aproximado de lideranças indígenas e usado sua visibilidade internacional para denunciar retrocessos na política ambiental brasileira. Em publicação, ela criticou projetos de lei que ameaçam os direitos dos povos originários, como o PL 6040/23, que libera mineração em terras indígenas, e a Lei 14.701/2023, que dificulta novas demarcações. “Os povos indígenas são parte da solução para as mudanças climáticas e para um futuro sustentável. Eles precisam ser ouvidos e respeitados”, reforçou.
 

O cacique Raoni lançou em junho o livro Memórias do Cacique, no qual reúne reflexões sobre sua trajetória e recados às novas gerações. Reconhecido como símbolo global da resistência indígena, ele segue ativo na política e deve ter papel de destaque nas eleições do próximo ano. Para os povos do Xingu, a visita de figuras públicas como Anitta e Huck reforça a visibilidade das lutas indígenas em defesa de seus territórios e da preservação da floresta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet