A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira (18), a apreensão e o recolhimento de diversos produtos considerados irregulares no mercado. A decisão atinge quatro medicamentos sem registro e um ingrediente alimentar fora dos padrões exigidos pela legislação brasileira.
Leia também
Após Guns N' Roses, produtor já negocia outros shows internacionais em Cuiabá
Entre os itens proibidos está o "Xarope da Vovó" ou "Xarope da Vovó Isabel", cuja origem é desconhecida. Todos os lotes tiveram a fabricação, importação, distribuição, comercialização, propaganda e uso proibidos. O produto vinha sendo divulgado e vendido sem qualquer tipo de registro, notificação ou cadastro na Anvisa.
A agência também suspendeu três produtos da empresa Grupo Nutra Nutri Ltda: “Colágeno + Vitamina C”, “L-Treonato de Magnésio” e “Espinheira Santa”. Nenhum dos suplementos possui registro na Anvisa, e todos os lotes foram alvo da medida. Além disso, a empresa não tem autorização de funcionamento para fabricar medicamentos, o que é exigido para qualquer laboratório farmacêutico.
No caso do alimento Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%), fabricado pela Akron Pharma Ltda, a Anvisa determinou o recolhimento de todos os lotes após uma inspeção constatar que o produto não segue as normas legais relacionadas à forma de obtenção do extrato. A comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso também estão suspensos.
Confira as Resoluções da Agência no Diário Oficial da União:
https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-re-n-2.703-de-17-de-julho-de-2025-642758366
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-2.705-de-17-de-julho-de-2025-642757900