Cuiabá pulsa tradição e identidade em suas festas populares, que pedem registro, para não se perder a memória e a oralidade. E o programa de TV Cultura Livre e a Associação A Casa do Centro firmaram parceria e vão lançar, neste domingo de Páscoa (20), às 20h, o primeiro episódio da websérie “Cultura Livre: Festas Populares de Cuiabá”, no Youtube.
Leia também
Cauã Reymond teria criticado atuação de Bella Campos e cuiabana aciona compliance da Globo: 'tóxico e machista'
A websérie é um projeto contemplado pela Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Cuiabá, por meio do edital Aúfa, na categoria Patrimônio, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC). São três episódios, a serem veiculados mensalmente. A temática dos episódios são a Folia de Reis, o Carnaval no Centro Histórico e a Lavagem das Escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.
O produto audiovisual é documental e tem o objetivo de promover a valorização das tradições culturais cuiabanas, destacando o fortalecimento da identidade de um povo, além de incentivar o turismo cultural, por meio de plataformas digitais, que democratizam o acesso do público. Os episódios serão disponibilizados simultaneamente nos canais do Cultura Livre MT (https://www.youtube.com/@culturalivremt8283) e de A Casa do Centro (https://www.youtube.com/@acasadocentro) na segunda quinzena dos meses de abril, maio e junho.
“Cultura Livre: Festas Populares de Cuiabá” busca entreter e sensibilizar o público sobre a importância cultural e religiosa dessas manifestações para os cuiabanos. “É essencial documentar e preservar as tradições, garantindo que atuais e futuras gerações conheçam e valorizem suas origens, promovendo um senso de pertencimento e orgulho de ser dessa terra calorosa”, contextualizou Ádia Borges, produtora cultural e gestora da Associação A Casa do Centro, proponente do projeto contemplado. “É um registro de afetos, histórias e resistências”, completa.
“Sempre foi nosso sonho promover edições do Cultura Livre fora do estúdio. Gustavo [Teixeira] e eu conversamos com o [cineasta] Zé Medeiros e com a Ádia, que nos contaram do desejo de documentar algumas festas populares cuiabanas. Vimos aí a oportunidade de juntar os sonhos: vamos botar o Cultura Livre na rua, divulgando vivências tão ricas, coloridas e pulsantes, que já eram objeto de registro do Zé. É claro que um projeto desse só poderia dar certo”, comentou a idealizadora e apresentadora do programa de TV Cultura Livre, Helô Godoy.
Folia de Reis
A festa de Santos Reis, Folia ou Companhia de Reis ou Reisado é de origem oriental, egípcia, que celebrava o "Sol Invencível". No ocidente, foi transmitida como uma tradição católica de adoração aos Reis Magos que visitaram o menino Jesus de Nazaré. No Brasil, fortaleceu-se como uma festa folclórica.
Os festejos começam na véspera do Natal (24 de dezembro) e seguem até 6 de janeiro - Dia de Reis, com cortejo, procissão, cantos, apresentações cênicas, intervenções e muito fé e devoção.
O primeiro episódio será “Folia de Reis Os Cuiabanos”, com entrevistas de integrantes da segunda e da terceira gerações da Família Evangelista dos Santos, mantenedores dessa tradição há mais de 50 anos pelas ruas de Cuiabá.