Olhar Conceito

Segunda-feira, 24 de março de 2025

Notícias | Literatura

'mulherar'

Academia Mato-grossense de Letras tem evento especial com slam, b-girls e DJ nesta quinta

Foto: Reprodução

Academia Mato-grossense de Letras tem evento especial com slam, b-girls e DJ nesta quinta
A Academia Mato-grossense de Letras (AML) realiza a 2º edição do projeto Casa Aberta, nesta quinta-feira (13), a partir das 18h, na Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá. Com o tema “Mulherar”, alusivo ao mês da Mulher celebrado em no sábado (8). A entrada é gratuita e a programação cultural será variada.  

 
Leia também 
Desde 2023, fotógrafa registra ‘renascimento’ do Carnaval de rua em Cuiabá: ‘manifestação cultural importantíssima’

No cardápio cultural o Slam da Academia, B-girls e DJ: é a cultura urbana que fez sucesso no primeiro Casa Aberta; e agora retorna. Também se repete o Papo Acadêmico, desta feita, com Divanize Carbonieri, Lindinalva Correia Rodrigues, Marli Walker e Nilza Queiroz Freire, mulheres que têm assento na Academia.

O Teatro da Poesia está na pauta, com microfone aberto para leitura dramatizada, encenação e declamação. E o audiovisual bate ponto com o documentário “Dunga Rodrigues”, de Márcio Moreira. Muito conveniente o mês da mulher ser celebrado com a presença de Dunga, expoente da cultura de Mato - Grosso.

Maria Benedita Deschamps Rodrigues (1908 – 2001), mais conhecida como Dunga Rodrigues, era uma mulher dinâmica, bem humorada e irreverente. Foi pianista, jornalista, cronista social, professora, escritora e memorialista. Ocupou a cadeira 39 da Academia Mato-grossense de Letras.

A iniciativa conta com investimentos do Governo de Mato Grosso, por meio da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). 

Papo Acadêmico

As quatro acadêmicas que participam do Papo Acadêmico são mulheres de destaque nos cenários cultural e intelectual de Mato Grosso. Nilza Queiroz Freire (cadeira 14), Lindinalva Rodrigues (cadeira 37), Marli Walker (cadeira 2) e Divanize Carbonieri (cadeira 17) representam a participação feminina ativa que vem se acentuando na Academia nos últimos anos.

Nilza Queiroz Freire foi a primeira presidente da AML. Na sua administração promoveu a presença da Academia na mídia e também abriu as portas da Casa para muitas visitações, notadamente, de estudantes. Tem artigos publicados em veículos de comunicação de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É autora de livros como "A Escola que Vivi", "Crônicas da Cidade Verde" e "Professora Alina: uma educadora além do seu tempo", em coedição com Ivan Echeverria e Aecim Tocantins, dentre outros.

Lindinalva Correia Rodrigues é autora do livro “Direitos Humanos das Mulheres na História”  (Juruá Editora, 2022), lançado no Brasil, em Portugal e na Espanha. É graduada e tem mestrado em direito. É, ainda, graduanda em filosofia e doutoranda em estudos de cultura contemporânea. Lindinalva é escritora e palestrante de âmbito nacional, nas áreas de violência de gênero; direitos humanos das mulheres; violência contra a mulher e Lei Maria da Penha. 

Marli Walker é escritora e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, doutora em literatura e práticas sociais. Publicou os livros de poesia “Pó de serra (2006/2017), “Águas de encantação” (2009), “Apesar do amor” (2016), contemplado pelo edital do MEC para o PNLD (2018) e para a Prefeitura de São Paulo (2029), “Jardim de ossos” (2020). Também em 2020 publicou o romance “Coração Madeira”. Tem diversos artigos publicados em coletâneas, revistas e sites especializados. Acumula experiência em letras, com ênfase em literatura escrita por mulheres.

Divanize Carbonieri é doutora em Letras e professora de literaturas de língua inglesa na UFMT. Já publicou dez livros de ficção, entre eles: “Entraves” (poesia, 2017), contemplado com o Prêmio Mato Grosso de Literatura; “Passagem estreita” (contos, 2019), finalista do Prêmio Jabuti; “A ossatura do rinoceronte” (poesia, 2020), vencedor do Prêmio Flipoços; “Nojo” (contos, 2020); e “Nave alienígena” (contos, 2022). Integra o Coletivo Literário Maria Taquara, ligado ao Mulherio das Letras – MT, e assina colunas nas revistas Ruído Manifesto e Escrita Viva.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet