O 1° Fórum do Patrimônio Mato-grossense, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), foi marcado pela assinatura de um protocolo de intenções que estabelece cooperação entre CAU-MT e secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para elaborações de projetos, parcerias e políticas públicas voltadas a proteção, valorização e preservação.
Leia também
Mais de 1,5 mil pessoas passaram pelo Festival Velha Joana em três dias de espetáculos gratuitos
O evento aconteceu no início da semana, no Sesc Arsenal, em Cuiabá. Segundo Rafael Leandro Rodrigues, o Fórum proporcionou um espaço colaborativo para definir diretrizes e propostas que orientem as ações.
"Por isso as iniciativas do protocolo se dividem nos mesmos eixos programáticos discutidos no evento", comenta. Entre os princípios gerais estão o reconhecimento do valor cultural; proteção e conservação integral; e responsabilidade coletiva.
O segundo vice-presidente do CAU-MT, Weverthon Foles Veras, explicou que a assinatura do documento indica o compromisso entre as partes.
"É importante dizer que não se faz nada sozinho. Agradeço a parceria entre a Secel, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Homem Brasileiro (IHB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que abraçaram a ideia do evento e, graças ao esforço de cada um, já cumprimos um dos princípios das nossas intenções", enfatiza.
Secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, considera a atitude um benefício para o estado. "É importante ter ações como a que acontece hoje para que possamos olhar com carinho para o nosso patrimônio e a nossa história que é tão valiosa", diz.
No período de inscrição do evento, órgãos públicos, estudantes, sociedade civil e demais interessados puderam manifestar suas ideias e propostas que foram selecionadas e incluídas no documento. Elas envolvem temas como as parcerias público-privadas, turismo histórico sustentável, capacitação de gestores e comunidades locais, campanhas de educação e sensibilização e outras.
O evento, realizado pelo CAU-MT, conta com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), Instituto Homem Brasileiro (IHB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).