Mais de 1,5 mil pessoas assistiram aos espetáculos do Festival Velha Joana durante três dias de programação do evento, que se tornou sinônimo de potência no cenário das artes da cena de Mato Grosso e do Brasil. Durante a semana, as apresentações continuam no Teatro Municipal de Primavera do Leste, além de ocuparem diversos pontos da cidade. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos no local 30 minutos antes de cada espetáculo.
Leia também
Pedreiro morava em casa de dois cômodos com esposa e filhas antes de Luciano Huck; veja resultado da reforma
Neste ano, o Festival Velha Joana chegou à 18ª edição, celebrando a maioridade com dez dias de apresentações, que começaram na última sexta-feira (8) e seguem até o próximo domingo (17). O espetáculo “A Fábrica de Brincadeiras”, do Grupo Teatro Faces, abriu a Mostra Oficial, algo que o coordenador do evento, Wanderson Lana, considerou como marcante.
“Foi o primeiro trabalho que recebeu uma premiação em festival de outro estado e é um trabalho que reúne todas as gerações do teatro que é organizado na nossa cidade. Então, na maioridade, escolher um espetáculo que é dedicado à infância, mas que conversa com todas as vidas adultas que hoje constroem o teatro de Primavera do Leste. É o trabalho que abre o Velha Joana, mas que também abriu os nossos corações para o teatro”.
Wanderson explica que o Festival Velha Joana é um grande encontro das artes das cenas de Mato Grosso, mas também se consagrou como um espaço de trânsito para as produções que estão acontecendo fora do estado. Primavera do Leste vive a efervescência teatral com formação e profissionalização dos atuantes.
“É a 18ª edição e eu acho que se construiu uma história muito bonita, o teatro em Primavera do Leste construiu algo maravilhoso, que vai desde a formação até a profissionalização dos atuantes que constroem a cena teatral de Primavera. Pessoal, não percam o 18º Festival Velha Joana, tem espetáculos para todos os gostos e estilos, você vai chorar, sorrir e curtir”.
Além da Mostra Oficial, o Festival Velha Joana também é composto pela Mostra em Pauta, que propõe um debate entre o público e o elenco, mediado pelos debatedores do festival. Nesta modalidade, são custeados a alimentação, hospedagem e transporte interno dos grupos selecionados, além do cachê.
A programação ainda conta com a Mostra Panorama, destinada a performers, atores, dançarinos, grupos, companhias e estudantes de teatro de Primavera do Leste. O festival recebeu mais de 730 inscrições de todo o Brasil, das quais 54 foram selecionadas para compor a grade de apresentações.
A programação também inclui espetáculos de Cuiabá (MT), Barra do Garças (MT), Campo Novo do Parecis (MT), Fortaleza (CE), Mossoró (RN), Curitiba (PR), Manaus (AM), Brasília (DF), Recife (PE), São Paulo (SP), Criciúma (SC) e Porto Alegre (RS).
A programação completa do Festival Velha Joana está disponível no Instagram: @velhajoanafestival ou pelo link https://festivalvelhajoana.com/programacao2024/
O Festival Velha Joana é uma realização da Associação Cultural Teatro Faces, Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, através da Secult — Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da SECEL — Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. O festival conta com o apoio do Ponto Faces de Cultura e da Cooperativa Sicoob. É produzido pelos Grupos: Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos.