Levantar um carro, puxar um caminhão, carregar pesadas pedras e virar pneus que podem passar dos 200 kg sãos alguns dos desafios que atletas de quatro países vão disputar no StrongMan do Atlas Games 2024, em 15 de novembro, na Acrimat, em Cuiabá. A entrada é gratuita e, além do StrongMan, o evento ainda conta com uma competição de crossfit entre os dez principais boxes da cidade e aulas de FitDace.
Leia também
Paraibano cria 'carrinho de cuscuz' e faz sucesso com café da manhã nordestino em avenida de VG
Entre os atletas brasileiros, destacam-se Flávio Nunes, de Cuiabá, Thiago Aparecido, Lucas Veronezi, Lucas Rogério e Vinícius Escarlate Bueno. Eles estarão no Atlas Games 2024, representando o Brasil no campeonato sul-americano de StrongMan, ao lado de grandes nomes da América do Sul, como Emanuel Mendoza, da Colômbia; Marcelo Martinez Presa, do Uruguai; e Cristian Quiroga, da Bolívia.
Eles passarão por provas como o levantamento de carro (Car Deadlift), terão que puxar um caminhão (Truck Pull), virar enormes pneus e carregar sacos de areia (Medley), além do levantamento de pedras (Atlas Over the Bar), arremesso de barris ou saco de areia (Keg Toss) e levantamento de halteres.
Ao longo de quatro dias de competição, os atletas enfrentarão seis provas, com as duas finais previstas para a noite de 15 de novembro. Organizador do Atlas Games 2024, Daniel Grunwald destaca que o evento coloca Cuiabá no mapa das grandes competições de StrongMan que ocorrem no mundo.
“O Atlas Games 2024 chega como uma das principais competições do nosso continente. Para isso, além dos grandes nomes do esporte no Brasil, conseguimos atrair atletas da Colômbia, Uruguai e Bolívia, o que deu a nós a certeza de que o evento será um grande sucesso”.
Praticante da modalidade há oito anos, Flávio Nunes viverá uma experiência única na sua vitoriosa carreira. Aos 40 anos, o atleta que venceu a seletiva para o Força Bruta 2023 competirá tendo a família na torcida.
“A maioria das competições de StrongMan ocorre em São Paulo. Minha família, meus amigos, nunca me assistiram de perto competindo. Essa vai ser a primeira vez. Ter eles por perto me dá mais força para dar o meu melhor e, se for a vontade de Deus, ganhar”.
O início da trajetória de Nunes é semelhante a boa parte dos atletas brasileiros, uma vez que a modalidade, sucesso em várias partes do mundo, ainda é desconhecida do grande público. Por gostar de fazer força, uma das principais características da competição de StrongMan, Flávio reuniu um grupo de amigos para criar uma estrutura voltada para a prática, quando morava em Campo Grande.
Já em Cuiabá, o atleta pensou em desistir da modalidade, mas encontrou em Grunwald o apoio que precisava para seguir em frente. Para ele, o Atlas Games 2024 vai abrir portas para que muitas pessoas conheçam, se interessem e ingressem na modalidade esportiva.
“Tem muita gente forte, que perde oportunidade de fazer o StrongMan por falta de estrutura. Acredito muito no crescimento do esporte em Mato Grosso”.
Aos competidores de fora, o representante de Cuiabá na competição destaca que o acolhimento dos cuiabanos será um grande diferencial. “O legado que a competição vai deixar é o do início de uma modalidade que tem muito a crescer em Mato Grosso. Tenho certeza de que Cuiabá se tornará um dos principais destinos para os amantes deste esporte e para os praticantes também”.
Os ingressos são gratuitos, limitados e podem ser garantidos pelo site
https://www.sympla.com.br/evento/atlas-games-cross-strongman/2650860.