Dois anos depois de começar a socar o arroz no pilão para fazer os bolos de arroz tradicionais na Festa de São Benedito em Cuiabá, Eulália da Silva Soares, a Dona Eulália, foi destaque no quadro "Me Leva, Brasil", que era dirigido pelo jornalista Maurício Kubrusly no programa “Fantástico”, da Rede Globo. Depois disso, as vendas aumentaram cada vez mais e os quitutes cuiabanos se tornaram o sustento da família da cuiabana que deixou a zona rural para morar na cidade.
Leia também
Conheça o ‘Delação Premiada’, time de futebol formado por advogadas de Cuiabá que coleciona títulos nacionais
Dona Eulália morreu nesta segunda-feira (28), depois de ser internada na UTI com fortes dores nesse domingo (27). Uma das netas confirmou a morte ao Olhar Conceito e explicou que avó estava bem antes de precisar ser hospitalizada, pegando todos os familiares de surpresa.
Ela teve uma parada cardíaca no final da tarde desta segunda-feira (28). Ainda não há informações sobre o velório e o enterro de Dona Eulália. Além de ter chamado a atenção da produção do Fantástico, ocasião em que chegou a vender mais de 7 mil bolos de arroz apenas em um domino, a quituteira cuiabana também foi parar no Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga.
Quando começou a fazer os bolos de arroz na casa em que morava no bairro Lixeira, em Cuiabá, Dona Eulália tinha apenas um forno a lenha para assar os quitutes, mas por conta da demanda, teve que aumentar para quatro. Ela também precisou da ajuda dos filhos e netos para socar o arroz e atender os clientes.
Citada no Masterchef
Em junho do ano passado, o chef Paulo Coelho Machado, de Mato Grosso do Sul, foi jurado convidado no episódio do Masterchef, na Band. A prova teve como tema a culinária pantaneira, especialidade do chef, que já recebeu o Colar do Mérito Pantaneiro. Na hora de avaliar os pratos feitos pelos cozinheiros amadores, Paulo citou o chá com bolo cuiabano da Dona Eulália.
"O Pantanal é uma pérola que temos, uma preciosidade desse país e eu entendi que o recado foi dado aqui hoje. Me senti feliz, vocês cozinharam muito bem, realmente vi que vocês entenderam as belezas do Pantanal. O Wilton foi muito corajoso de trazer um prato doce para uma prova que geralmente se usa salgado. Lembrei do chá com bolo, da querida Dona Eulália, lá de Cuiabá, em Mato Grosso, estado que adoro visitar".
Em seu perfil no Instagram, o chef ainda publicou uma foto em que aparece ao lado de Dona Eulália durante uma visita a Cuiabá. Desde 2013, Paulo realiza expedições do Brasil Food Safaria e viaja para explorar a gastronomia local de diversos lugares.
Além disso, ele faz parte do projeto Brasil Sabores, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, que tem como objetivo divulgar a gastronomia brasileira. Em 2020, o chef lançou o livro "Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores".
Passou receita para a família
Quando começou a fazer o bolo de arroz para ajudar no sustento da família, já que o marido era pedreiro, Dona Eulália seguiu a receita de uma tia e, ao longo dos anos, a existência do quitute e da cuiabana se entrelaçaram, fazendo com que ela se tornasse referência nas gatronomia local.
Em entrevista ao Olhar Direto, em 2017, Dona Eulália disse confiante que não deixaria a tradição de fazer bolo de arroz morrer. “Eu ensinei meus filhos e netos a fazer, e tenho certeza que quando eu faltar eles vão continuar”, comenta. “Tem tanto lugar chique que faz bolo de arroz e o pessoal continua vindo aqui, que é simplezinho. Eu não sei porquê”.