Olhar Conceito

Segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Notícias | Comportamento

mudança no relógio

Decisão sobre horário de verão deve ser anunciada nesta quarta; 40% dos moradores do Centro-Oeste apoiam

Foto: Reprodução

Decisão sobre horário de verão deve ser anunciada nesta quarta; 40% dos moradores do Centro-Oeste apoiam
A previsão é de que o anúncio oficial do Ministério de Minas e Energia Sobre a volta do horário de verão, ainda neste ano, seja feita nesta quarta-feira (16). Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontou que 40,9% dos moradores do Centro-Oeste são totalmente ou parcialmente a favor da volta do horário de verão.


Leia também 
Beneficiários do Bolsa Família em Cuiabá apostam mais de R$ 6 milhões por mês no 'jogo do Tigrinho' e 'bets'

De acordo com O Globo, a decisão será comunicada em entrevista à imprensa. No entanto, apenas o parecer do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai dizer se a medida será adotada ainda em 2024. A volta do horário de verão deve ser adotada apenas em caso da medida se mostrar estritamente necessária, mas não deve acontecer antes do segundo turno das eleições, em 27 de outubro. 

A medida foi ventilada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, por conta da seca. De acordo com a Abrasel, no Centro-Oeste, a adesão ao retorno é de 40,8% (29,1% totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente a favor). No total das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (onde havia horário de verão até 2019), 55,74% são a favor da volta.

A Abrasel chegou a enviar uma carta ao ministro de Minas e Energia anexando a pesquisa e argumentos favoráveis à volta do horário de verão. 

A pesquisa também mediu a sensação de segurança trazida pela mudança no relógio, considerando o horário de saída para o trabalho. Mais de um terço (35,2%) se sentem mais seguros com a mudança, enquanto 19,5% se dizem menos seguros. Para 41,9% a mudança não traz influência e 3,4% não souberam responder.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet