Olhar Conceito

Terça-feira, 03 de dezembro de 2024

Notícias | Gastronomia

pratos e cafés variados

Com croissant, new york roll e cannoli no cardápio, cafeteria leva nova gastronomia para periferia de Cuiabá

Foto: Reprodução

Com croissant, new york roll e cannoli no cardápio, cafeteria leva nova gastronomia para periferia de Cuiabá
A história de Zaine Morbeck, de 63 anos, com o bairro Tijucal, na periferia de Cuiabá, começou muito antes da inauguração do Café São Jorge, que abriu há menos de um mês levando um novo tipo de gastronomia para a região que vive em constante crescimento. Em 1998, Zaine e o marido, preocupados com o futuro, decidiram empreender na avenida Espigão, onde agora também funciona a cafeteria, com o Supermercado São Jorge. 


Leia também 
Programação da 23ª MAUAL tem homenagem à Vitória Basaia, mostra competitiva e festa de encerramento

Ao Olhar Conceito, ela revela que quando o filho decidiu expandir os negócios da família com o Café São Jorge, o único pedido que fez foi que o novo estabelecimento também funcionasse no Tijucal. Por isso, a cafeteria abriu às portas em frente ao supermercado da família, que carrega 25 anos de história no mesmo endereço. 

"Eu tinha até parado, sabe? Já queria aposentar. Meu filho disse: mãe, a gente vai montar um café. A primeira coisa que pedi para o Breno é que gostaria de montar o café aqui no Tijucal, no nosso bairro. Eu poderia ter montado no Jardim das Américas, em qualquer lugar, mas nós resolvemos montar aqui, porque nós chegamos aqui por conta de quem? Do pessoal que é aqui do Tijucal e da região". 

Além disso, a família já tinha como objetivo entregar algo diferenciado para os moradores do bairro no quesito gastronomia. Por isso, o cardápio foi pensado nos mínimos detalhes. Na vitrine, o Café São Jorge tem croissants, focaccias, pães de fermentação natural, new york roll e cannolis, além de outros salgados e doces que são preparados em três cozinhas construídas no local. 

Assim como fez nos anos em que esteve a frente do Supermercado São Jorge ao lado do marido, antes de passar o bastão para o filho, Zaine também tem ficado na cafeteria para receber os novos e antigos clientes que chegam diariamente. 

"Eu gostaria de dar aos meus clientes uma coisa diferenciada, eu quero que eles vêm aqui e se sintam em casa. Voltei, porque fico sentada aqui e quando chega alguém que é cliente da outra loja, sinto prazer em abraçar e acolhê-los aqui dentro, para eles sentirem que essa empresa é nossa, que não é uma empresa que está pensando em um público diferente. 

Café São Jorge abriu às portas com objetivo de levar novo modelo de negócios e gastronomia para o Tijucal. (Foto: Olhar Conceito)

O processo de inovação das empresas da família tem haver com a chegada do filho na administração. No supermercado, por exemplo, Zaine explica que ele foi o responsável por modernizar a estrutura, algo que mudou o perfil de clientes do estabelecimento. 

"Quando saí do mercado e deixei a loja para o Breno administrar, ele também fez uma inovação muito grande lá, que mudou até o perfil da loja. Hoje em dia o pessoal até brinca que é o 'mini Big Lar do Tijucal', porque estamos oferecendo o melhor. Não é porque estamos no Tijucal que vamos oferecer algo que não é de qualidade para os clientes, é isso que meu filho seguiu, mas inovando". 

História familiar 

Zaine tem dois filhos, Breno e Camila, que seguiu carreira como médica, mas lembra que, desde pequeno, Breno já dava indícios do interesse pelo supermercado da família. Ela conta que o filho sempre fez questão de participar e cresceu entre os corredores do estabelecimento. 

"Quando eu e meu marido estávamos ali na loja, o Breno era pequeno, mas já se interessava, ela vinha na loja, queria abastecer, queria participar. Quando a gente ia fazer os fechamentos a noite, lembro que o Breno era pequeno e estava sempre próximo da gente, até na escolha do nome. Ele estava com a gente desde essa época, já vinha participando desde quando nós começamos, tanto que deixamos a loja para ele cuidar". 

Com o filho e a nora, que são responsáveis pela administração do Café São Jorge, Zaine explica que tem aprendido sobre uma nova geração. Para ela, o olhar jovial e moderno do casal foi importante para criar uma cafeteria diferenciada no bairro. 

"Eu tinha dificuldade até para mexer com o Instagram, mas é porque a minha geração foi outra. Hoje em dia contamos com a internet para divulgar. A Malu [nora] é arquiteta e também ajuda a gente com isso. Quando eles começaram a me mostrar o que seria o café, eu também fiquei deslumbrada com o que estava acontecendo ao meu redor. Brinco que parece que eu saí de um coma, quando acordei estava tudo isso ao meu redor, fico feliz dever o Breno e a Malu crescer, são da minha família". 

Apesar do Café São Jorge ter levado um novo conceito de gastronomia para o Tijucal, Zaine ressalta que o principal objetivo do investimento é abrir às portas para que mais pessoas conheçam a região. Por conta dos anos como empresária na avenida Espigão, ela ficou amiga de outros empreendedores e afirma que todos serão beneficiados pelo crescimento do bairro. 

"Não quero ser a 'bambambam' do Tijucal jamais, quero abrir portas, quer vir aqui? Venham. Mas também pode ir no meu vizinho tomar o cafézinho dele. Acho que nesse mundo dos negócios, não podemos pensar só na gente, temos que pensar em todo mundo, tanto que eles são meus clientes. Não vim aqui para competir, vim para agregar. Esse café vai trazer muito mais gente para o Tijucal, vai melhor o negócio da minha amiga aí da frente, do meu amigo Paulinho que tem papelaria". 
 

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet