Desenhos da série “Suspensão”, da artista plástica Emanuelle Calgaro, compõem todo o layout do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, que ocorre, de maneira inédita em Mato Grosso entre 13 e 15 de setembro. O evento é considerado como o mais importante da temporada nacional e terá em suas flamulas, testeiras, painéis, placas e camisetas, imagens que representam a magnitude dos pássaros que vivem no Pantanal mato-grossense, desenhados por Calgaro.
Leia também
Com quase 400 mil seguidores, Twitter era fonte de renda para cuiabana: 'chorei tudo que tinha para chorar'
“Fico muito lisonjeada em ter minha arte ilustrando as peças desse tão importante evento nacional. São dezenas de espécies de pássaros da nossa fauna que ilustram essa edição do Campeonato Brasileiro de Ciclismo. Mas para além das cores e formas, o intuito é conscientizar, provocar o instinto de preservação nas pessoas. Nossos pássaros são tão majestosos, precisam ser evidenciados, preservados”, destaca Calgaro.
Recentemente, concorrendo com mais de 300 artistas de 14 países, Emanuelle Calgaro foi escolhida a favorita do público no Prêmio Arte Anima Latina 2024, justamente com esse trabalho da série “Suspensão”. O prêmio integra a Mostra de Arte Latino-Americana que contou com exposição mista que destaca artistas das américas, entre eles, Emanuelle Calgaro.
Emanuelle reside em Cuiabá, onde tem como inspiração para suas criações os pássaros do Pantanal e do Brasil. Sua próxima exposição, intitulada “Projeto Sentido – Série Travessia”, ocorre a partir do dia 12 de setembro, na Galeria Lava Pés, em Cuiabá. Entrada gratuita.
“Será uma ótima oportunidade para ver meus desenhos de perto. Estou passando por uma fase muito produtiva e estou cheia de inspiração. Vale muito a pena conferir, sem falsa modéstia, a exposição está linda”, conclui.