O espetáculo “Sagração”, adaptação da “Sagração da Primavera”, de Stravinsky, chega a Cuiabá entre 15 e 16 de agosto, levando para o palco do Teatro Zulmira Canavarros, a versão de Deborah Colker, em que a música clássica do compositor russo encontra ritmos brasileiros em um espetáculo inspirado por visões ancestrais sobre a origem do mundo.
Leia também
Cinemas de Cuiabá têm ‘Tuesday’, ‘O Exorcismo’ e ‘Blackpink’; Netflix tem mistério inspirado em livro
As sessões começam sempre às 20h. Os ingressos estão sendo vendidos pelo
Sympla e custam a partir de R$ 100 (inteira) ou R$ 50 (meia). Em março deste ano, o espetáculo foi encenado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para comemorar seu trigésimo aniversário.
A produção local é realizada por Carlina Produções e Dreams. O processo criativo de “Sagração” durou dois anos e meio. O espetáculo é uma livre adaptação de “A Sagração da Primavera”, obra composta pelo russo Igor Stravinsky, que ganhou projeção mundial pela montagem estreada em Paris em 1913, com coreografia de Vaslav Nijinsky e produção de Sergei Diaghilev para os Ballets Russes.
Foi em uma viagem para o Xingu, durante o Kuarup, e no encontro com as aldeias indígenas Kalapalo e Kuikuro, que Deborah conheceu Takumã Kuikuro. O cineasta contou à ela como o povo do chão recebeu o fogo do Urubu Rei. Essa história é dançada e acompanhada por narração do próprio Takumã e faz parte da coleção de cosmogonias que a diretora reuniu para montar a dramaturgia do espetáculo.