Olhar Conceito

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Artes visuais

até setembro

Museus de Cuiabá têm exposição sobre festa de São Benedito e memória de Sitó

Foto: Reprodução

Museus de Cuiabá têm exposição sobre festa de São Benedito e memória de Sitó
A exposição itinerante "A Festa Tradicional de São Benedito", abre às porta ao público nesta quinta-feira (13), a partir das 19h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, no Centro Histórico, onde permanece instalada até 13 de setembro. A entrada é gratuita.  


Leia também 
Restaurante japonês cria hambúrguer de sushi e faz sucesso entre cuiabanos: ‘sai até cinco por dia’

A mostra é um recorte da exposição "Festa Religiosa", apresentada em 2019 no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, trazendo a memória das tradicionais comemorações da Baixada Cuiabana, entre elas a de São Gonçalo, Divino Espírito Santo e São Benedito.

No Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, serão expostas 36 fotografias da festa de São Benedito, com registros dessa simbólica celebração do povo cuiabano, que tem mais de 300 anos de história e tradição.

A exposição tem curadoria de Viviene Lozi e é composta por trabalhos dos fotógrafos Alair Ribeiro, Célia Soares, Cunto Neto, Emanoele Daiane, Rai Reis, Vinícius Appolari, Chico Valdiner, José Medeiros e Maria Anffe.

Realizada pelo Museu de Arte Sacra, que é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), esta edição da mostra conta com parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Ação Cultural e Comissão da Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Exposição "A Arte em Memória de Sitó fica disponível até 4 de agosto, no Museu de Arte Sacra. (Foto: Reprodução)

No Museu de Arte Sacra - Exposição "A Arte em Memória de Sitó"

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso também possui exposições temporárias e de longa duração, que podem ser visitadas no prédio do espaço cultural. Uma delas é a mostra "A Arte em Memória de Sitó", que está aberta ao público até 4 de agosto.

Com 36 obras do artista plástico Antônio Pereira da Silva, carinhosamente conhecido como Sitó, a exposição reúne esculturas, pinturas e instrumentos musicais do acervo familiar. A expografia inclui recursos de acessibilidade, como audiodescrição, áudios com fonte ampliada, transcrição em braille e a presença de intérprete de Libras na abertura.

“Esta exposição é uma homenagem à vida e obra de Sitó, que faleceu em 2012, aos 81 anos de idade, deixando um legado duradouro em nossa cultura. Mais do que um artista plástico, Sitó se destacava como um mestre multifacetado, transitando entre a escultura, marcenaria, pintura e projeção de instrumentos de cordas. Alma inquieta e movida pela criatividade, ele expandia continuamente suas habilidades, explorando diferentes áreas com paixão e entusiasmo”, explica o curador Marcos Gontijo.

Reconhecido como um dos grandes nomes da arte Naif de Mato Grosso, Sitó ganhou vários prêmios e foi um dos artistas presentes na Bienal Naifs do Brasil, em 2012, com as obras Festa Cuiabana e São José Águas de Março.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet