Olhar Conceito

Sexta-feira, 21 de junho de 2024

Notícias | Comportamento

em festa de aniversário

Influenciador 'Tokinho' expõe episódio de preconceito após ser chamado de 'anão' por cuiabana

Foto: Reprodução

Influenciador 'Tokinho' expõe episódio de preconceito após ser chamado de 'anão' por cuiabana
O influenciador digital "Tokinho", de 29 anos, expôs um episódio de preconceito que sofreu em Cuiabá neste domingo (26), na festa de aniversário do artista plástico Guilherme Morais, no Kyalami Wake Park, em Várzea Grande. No evento, Tokinho foi chamado de anão por uma influenciadora e se queixou do tom pejorativo. 


Leia também 
Veja onde encontrar bebida feita com grãos especiais e por barista premiado em Cuiabá

O vídeo foi gravado pela cuiabana e postado por ela em seu perfil no Instagram. Em determinado momento da festa, a influenciadora aparece ao lado de uma amiga e, ao virar a câmera para Tokinho, ela diz: "olha o anão". Ao Olhar Conceito, ela afirmou que o vídeo "não tem malícia" e que fez "um simples comentário". 

A cuiabana também explicou que mandou mensagens para Tokinho, mas não teve retorno. Como o vídeo foi publicado no perfil do influenciador, que tem mais de 1 milhão de seguidores, ela reclamou da exposição. 

"Não seria necessário tamanha exposição, na qual está me levando a receber comentários muito piores e sendo ofendida por algo que não foi com sarcasmo ou maldade, se a intenção fosse tirar sarro, eu nem teria marcado ele no story. Realmente foi algo sem maldade, não justifica eu ter falado, mas agora quem está sendo ofendida sou eu", disse. 

No convite do evento, um trecho do texto afirma que terão "anões passeando pelo salão". Em seu perfil no Instagram, Tokinho e disse estar chateado com a atitude da cuiabana. "Como isso dói! Tento não expor o que acabo passando, [mas] tem dias como hoje que não dá. Estou aqui em Cuiabá, celebrando um aniversário de um amigo que amo muito. Cheguei ao hotel, fui ver minhas redes e me deparo com esse tipo de situação. Juro, não é fácil". 

Expressão pejorativa 

O termo "anão" é pejorativo e não deve mais ser utilizado para se referir a pessoas de baixa estatura, além de ser um rótulo limitante. O certo é dizer "pessoas com nanismo". O nanismo é uma condição genética e foi incluído no rol de deficiências físicas no Brasil por meio do Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004, já que a condição compromete a função física e gera impactos consideráveis ao interagir com as barreiras do ambiente.

Ainda dentro das legislações, 25 de outubro é regulamentado pela Lei 13.472, de 2017 como o Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra Pessoas com Nanismo para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do tema.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet