Olhar Conceito

Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Notícias | Artes Cênicas

entrada gratuita

Cena Livre de Teatro apresenta 2ª Mostra Experimental de Performances da UFMT

Foto: Reprodução

Cena Livre de Teatro apresenta 2ª Mostra Experimental de Performances da UFMT
O Cena Livre de Teatro apresenta a 2ª Mostra Experimental de Performances neste domingo (12), no Teatro da UFMT, às 18h. As cenas foram desenvolvidas através das afirmações e questionamentos sobre "ser tudo isso que consigo ser". 


Leia também 
Cuiabana é selecionada entre 500 brasileiros e realiza sonho de trabalhar na Disney; conheça processo

Os integrantes vão apresentar as performances e a mostra também conta com instalações em espaços inusitados do Teatro da UFMT.  O processo de criação e preparação para a mostra levou aproximadamente um semestre.

De acordo com a coordenadora da 2ª Mostra Experimental de Perfomances, Duda Dal Bello, a construção de cada uma das cenas começou com um estudo do campo social dos integrantes, oportunidade em que foram provocados a pensar sobre quais lugares estão inseridos socialmente e como isso afeta diretamente a vida cotidiana. 

"Após esse processo e alguns desdobramentos artísticos em cima dele, demos inicio a fase de criação a partir do disparador criado em oficinas, que provocou os integrantes diretamente na onde haviam pesquisado: 'Eu sou tudo isso que consigo ser. Eu sou tudo isso que consigo ser? Eu sou, tudo isso, que consigo ser. Eu, sou tudo isso que consigo, ser. Eu sou tudo, isso que consigo ser'. Com uma mesma sequencia de palavras e somente mudanças de pontuação, levei eles a pensar sobre suas pesquisas e suas vontades de ser". 

Coletivo Cena Livre de Teatro 

O coletivo Cena Livre de Teatro foi criado em abril de 2016 por meio de experimentações teatrais livres. Inicialmente chamado Confraria H, pelos alunos do curso de História da UFMT, tornou-se um curso de extensão da universidade em 2017.

Com sete anos de atuação, o grupo oferece oficinas de teatro semanalmente e já organizou diversos espetáculos e eventos, incluindo cinco edições do Festival Cenas Curtas, três edições da Mostra de Artes Cênicas e duas edições do Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas: Teatro, Dança e Circo. Todos esses eventos são gratuitos e abertos ao público em geral, sendo realizados nas instalações da universidade, no Centro Cultural ou no Teatro Universitário.

Durante a pandemia da covid-19, o Cena Livre manteve suas atividades de forma remota, oferecendo oficinas e organizando duas edições do Festival Cenas Curtas e uma edição da Mostra de maneira remota.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet