Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Gastronomia

Fiore Massas Artesanais

Massas recheadas com ossobuco, pancetta e burrata são produzidas artesanalmente por casal em Cuiabá

Foto: Reprodução

Massas recheadas com ossobuco, pancetta e burrata são produzidas artesanalmente por casal em Cuiabá
Ossobuco cozido lentamente, flambado na cachaça e servido com molho feito com a base do cozimento da carne é um dos recheios criados pelo casal de empresários Camila Tami Mori e Fernando Teixeira Alves, de 34 e 33 anos, na Fiore Massas Artesanais, que atende por delivery em Cuiabá. Pancetta, fraldinha, burrata e frango defumado também estão entre os sabores dos sorrentinos e raviolis produzidos por eles. 


Leia também 
Coleção com itens raros e paixão por Madonna: mato-grossense ganha convite do Itaú para ver show de perto

As massas são frescas e os molhos são feitos do zero pelo casal, sem adição de conservantes ou extratos industrializados. Para o cliente, os sorrentinos, raviolis e molhos chegam embalados separadamente, podendo ser congelados ou finalizados e servidos, tornando almoços ou jantares ainda mais especiais. 

Camila explica que a Fiore Massas Artesanais preza por sorrentinos e raviolis extremamente recheados. Assim como ossobuco, que é cozido lentamente, a fraldinha fica marinando durante 24 horas em vinho carmenere antes de ser usada para preencher as massas. Ela acompanha molho com base de grana padano e gorgonzola. 

Massas devem ser finalizadas em casa pelo cliente e podem ser congeladas. (Foto: Reprodução) 

“Os sorrentinos de ossobuco e fraldinha são os carros chefes da casa. Também trabalhamos com três sabores de ravioli. Pancetta que acho bem diferente, vejo que aqui não é muito comum fazer suíno, mas em São Paulo ele é extremamente popular. É um ravioli de panceta ao molho limone”. 

“Temos o de frango defumado, que é feito por nós mesmos, leva tomates assados com molho ao sugo. Todos os nossos pratos são 100% à base de legumes e verduras, não tem nada de conservante, não usamos molhos prontos, então não vai extrato ou molho de tomate, é 100% tomate, cebola, alho e manjericão”, continua a empresária. 

O ravioli recheado com burrata leva tomates assados e molho ao sugo também ganhou espaço no coração dos clientes vegetarianos da Fiore Massas Artesanais. “Fazemos nossas bases do zero, quisemos trazer um sabor diferente, que não tenha aquele gosto de molho de tomate pronto ou gosto de defumado, mas que não é feito uma defumação, é feito o uso de fumaça, por exemplo. Tentamos trazer coisas que fossem diferentes para nossa cidade”. 

Além dos cinco sabores que são fixos no cardápio, o casal ainda cria recheios sazonais para datas especiais. Entre 11 e 12 de maio, os clientes vão poder encomendar sorrentino de cordeiro, feito com brasato de cordeiro cozido lentamente no vinho Barolo e acompanhado do molho da redução do vinho, ou ravioli de ricota e raspas de limão acompanhado de molho ao sugo. O estoque é limitado. 
 

União entre tradicional e contemporâneo 

A base tradicional de massas caseiras foi ensinada pela mãe de Fernando que, por conta da descendência italiana, aprendeu cedo o próprio macarrão. Quando Camila e o noivo se conheceram, no começo de 2020, ela também passou a ter contato com o universo artesanal e o interesse começou a crescer com o passar dos anos. 

“Minha sogra sempre teve um amor por massas, eles têm descendência portuguesa e italiana. Ela cozinha muitíssimo bem, cozinha de tudo. Acho que ela aprendeu sozinha, foi totalmente autodidata para aprender a base italiana dela, as massas e molhos. Quando eu a conheci ela já fazia, foi quando comecei a ter contato sem ser em restaurante, uma pessoa fazendo uma massa e um molho caseiro. Saiu dela essa nossa inspiração”. 

Com o tradicional que aprenderam com a sogra, Camila e Fernando foram em busca de referências para criarem os próprios sabores de sorrentinos e raviolis, adicionando toques contemporâneos à base que aprenderam em casa. 

“Quisemos trazer para Cuiabá um pouco dessa inspiração de São Paulo, porque nossa base foi lá, quase tudo fizemos e conhecemos lá. Inclusive para termos esse diferencial, não sermos mais um na concorrência. Nosso foco é uma massa extremamente recheada e suculenta, a gente não tritura a carne, ela é totalmente desfiada, por isso o cozimento bem lento. Quando você corta a massa, você consegue ver a presença da carne”. 

Para se profissionalizar, o casal viajou para São Paulo (SP), onde fizeram cursos e aprenderam mais sobre as técnicas da massa caseira. De volta a Cuiabá, eles ainda continuaram treinando até fevereiro deste anos, quando abriram a Fiore Massas. 

“Foram três meses de curso, nós retornamos para Cuiabá e ficamos anos praticando para conseguirmos criar nossos recheios, queríamos sabores diferentes, que não fossem tão usuais em nosso estado, porque aqui é mais carne ou frango cremoso. Eu queria algo diferente e que chamasse atenção”.

Para mais informações ou encomendas: (65) 99247-3355
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet