Olhar Conceito

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

de 1979 para 2024

Irmãos cuiabanos refazem foto que mostra antes e depois da avenida do CPA: 'a gente jogava bola lá'

Foto: Reprodução

Irmãos cuiabanos refazem foto que mostra antes e depois da avenida do CPA: 'a gente jogava bola lá'
Em 1979, o cuiabano Adilson de Figueiredo, de 56 anos, e o irmão William Figueiredo, de 54, se posicionaram no viaduto da avenida Miguel Sutil, de costas para o que hoje é a avenida do CPA, em Cuiabá, para serem fotografados. Há alguns dias, Adilson e William retornaram ao local para refazer a imagem que mostra os efeitos de quase cinco décadas na mesma paisagem. 


Leia também
Paçoca de pilão do Ary: cuiabano aprendeu a fazer prato na juventude e mantém tradição viva

Na foto dos irmãos cuiabanos de 1979, apenas dois veículos passam pela via e sequer havia sinais da construção de prédios ou imóveis, que hoje tomam conta das margens da avenida do CPA. Ao Olhar Conceito, Adilson explica que ele e o irmão costumavam brincar na avenida Miguel Sutil, onde foram fotografados. 

“A avenida do CPA não existia. Na foto, para o lado esquerdo, antigamente tinha um campinho de futebol lá, a gente sempre jogava bola lá”. 



Nos fundos da foto, Adilson chama a atenção para “o antigo sanatório”. Ele revela um dos causos que eram contados por vários cuiabanos naquela época. “Atrás de nós não havia nada, apenas o chamado antigo sanatório. Os cuiabanos comentavam que lá queimavam pessoas, só que não era nada disso, simplesmente a fumaça que saía era quando a caldeira estava lavando roupa dos enfermos”. 

Quem tirou a foto foi Valter, outro irmão de Adilson que já faleceu. Para o cuiabano, a evolução é inevitável, apesar do saudosismo que sente quando pensa na Cuiabá de antigamente. 

“Resolvi recriar essa foto para que a gente pudesse recordar e ver como está o desenvolvimento da nossa Cuiabá. Não esperava que teria essa repercussão toda. Fico muito grato por toda essa mudança ali, vemos agora a Miguel Sutil asfaltada, os viadutos e prédios ali. Isso para gente, é muito gratificante, ao mesmo tempo que ficamos saudosistas com a época antiga, mas isso se chama evolução, temos que evoluir sempre”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet