O Festival de Cerveja Artesanal chega à segunda edição nesta sexta-feira (26), na Cervejaria Cuiaverá, na avenida das Torres, em Cuiabá. Com entrada gratuita, o evento terá mais de 25 estilos de cerveja que são produzidas pelas melhores cervejarias de Cuiabá e do interior de Mato Grosso.
Leia também
Comerciante mantém negócio familiar que começou com o pai há mais de 50 anos em Cuiabá
Além disso, a cervejaria Marek, de Charqueadas (RS), também participa do festival como convidada especial. As bandas de rock Heróis de Brinquedo e Allan House Blues ficam responsáveis pelo repertório musical. No espaço gastronômico, serão vendidos pratos pensados para harmonizar com as cervejas.
O somellier de cervejas Vinicius Masutti, explica entre os estilos de cerveja fabricados pela Cervejaria Cuiaverá, os participantes do festival poderão encontrar a Session IPA, Witbier/Pepper beer, a Belgian Blond Ale e Irish Stout, uma receita colaborativa com a marca Meridia.
Além da Cuiaverá, as cervejarias Merídia, MX Brew, Dom Barzotto, Dourada, La Cerva e Marek também estão confirmadas.
Cervejaria Cuiaverá
A cervejaria começou
A história da cervejaria começa com o sonho de uma família que começou como hobby, em 2016. As primeiras cervejas artesanais da Cuiaverá, nome que batiza a cervejaria, foram produzidas em casa antes da construção do local que tem instalação moderna e atende as normas de segurança bioalimentar e ambiental.
A cervejaria também utiliza energia solar limpa e renovável, tratamento de rejeitos e possui registro nos órgãos ambientais e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O cervejeiro e CEO da Cuiaverá, Manoel Araújo explica que a marca da empresa é uma homenagem poética a Cuiabá, ao rio mitológico e ao sol caloroso da cidade.
“É um nome constituído por uma assonância formada com a junção expressão ‘cuia vehá’, que faz parte de uma das lendas em torno da origem do nome Cuiabá e foi popularizada pelo grande poeta Ivens Cuiabano Scaf. É uma palavra forte e ao mesmo tempo, lúdica, que enche a boca quando a gente fala Cuiaverá, termina estalando a língua nos dentes, como se tomássemos um refrescante gole das águas frescas do rio Cuiabá, ou de uma das nossas cervejas bem dgelaaada, claro".