Olhar Conceito

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | TV

'entre longes'

Série mato-grossense produzida em cidades pantaneiras estreia na TV Brasil

Foto: Reprodução

Série mato-grossense produzida em cidades pantaneiras estreia na TV Brasil
Produzida em duas cidades da bacia pantaneira de Mato Grosso, Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, a série "Entre Longes" estreia nacionalmente nesta quinta-feira (11), às 21h, na TV Brasil. Os dez episódios serão exibidos semanalmente pelo canal. 


Leia também 
Com diesel e tochas em chamas, cuiabano se dedica à técnica circense de cuspir fogo: ‘é uma adrenalina’


A trama ficcional, que envolve atores conhecidos no cenário estadual e nacional, foi selecionada pela emissora para abrir a programação de 2024. A série conta a história da enfermeira Rachel que, depois da Segunda Guerra Mundial, nos anos 50, decide recomeçar a sua vida num lugar distante de todas as memórias do amor impossível que teve na Suíça.

Ela vem ao Brasil trabalhar num posto de saúde no interior de Mato Grosso. Uma localidade inóspita e sem recursos onde se torna o único atendimento das pessoas locais.

Rachel recebe ajuda de Domingas, uma vizinha fofoqueira, e precisa enfrentar o Coronel Ignácio, homem mais rico da região, para fazer aquilo que acredita. Mas é em Tito, um jovem simples e encrenqueiro, que Rachel encontra a chance de um novo amor. 

A série foi selecionada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas e é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) para incentivar a produção de conteúdo regional e independente e também a oferta para as emissoras públicas de televisão.

Com investimentos do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), a produção foi realizada em três etapas, sendo duas delas em estúdio, e as externas em Santo Antônio de Leverger e na Wazare, aldeia indígena em Campo Novo do Parecis. 

Por ser ambientada na década de 50, um dos grandes desafios da produção foi a direção de arte. A equipe foi liderada por Raphael Henrique, responsável por toda a cenografia, ambientação de espaços e objetos de cena. Todo o figurino foi produzido com exclusividade para os personagens por Jane Klitzke.

A série exigiu um forte trabalho de maquiagem e efeitos especiais, especialmente nos momentos em que aparecem feridos e doentes. Karla Marinho, especialista em maquiagem para cinema, utilizou próteses e técnicas diversas para representar visualmente vários tipos de doenças e ferimentos para a série.

A atriz Carla Elgert, para se preparar para interpretar Rachel, a protagonista, teve aulas para acrescentar um leve sotaque alemão na sua fala e também consultoria médica para manuseio de materiais, suturas e realização de procedimentos médicos nas cenas. 

“Contar a história de uma mulher tão importante, para mim, foi uma experiência enriquecedora. Conheci uma história que me encantou, uma equipe talentosa e amorosa, adorei conhecer Mato Grosso e a sua cultura. Me senti em casa e muito acolhida. É como se eu já tivesse vivido em Mato Grosso. Foi uma honra. Estou feliz e torcendo para uma segunda temporada”, comentou.

O ator mato-grossense Romeu Benedicto interpreta o coronel Ignácio, um homem autoritário e com comportamento machista. “A relação do coronel com a enfermeira Raquel retrata bem a atualidade porque ele se sente ameaçado pela força feminina e aí o conflito é eminente. Adorei participar dessa história e com a estreia na TV Brasil fica nítida a importância do audiovisual de Mato Grosso no cenário nacional. Tudo isso é merecimento, já que temos excelentes profissionais por aqui”, relatou.

Entre Longes é uma série dramática médica que tem como subgêneros o romance e nuances de comédia e promete momentos de fortes emoções e conflitos. Levou 12 meses para ficar pronta e contou com uma equipe de mais 300 profissionais, incluindo elenco e figurantes, fomentando a cadeia produtiva do setor audiovisual na região.

O trabalho de direção de cena de Samantha Col Debella e Direção de Fotografia de Marcelo Biss foi estruturado em muito planejamento e otimização de recursos e tempo.

“É muito bom ver produções de Mato Grosso ganhando as telas do Brasil. Ter Entre Longes em horário nobre numa das maiores emissoras públicas do país é motivo de orgulho não só para mim, como roteirista e diretora, mas com certeza para toda a equipe. Essa estreia é o reconhecimento da qualidade da obra, resultado do trabalho de muitas mãos. Mato Grosso está mostrando que sabe fazer audiovisual competitivo e poder ganhar o mundo”, comemora a diretora Samantha Col Debella.

O diretor de fotografia, Marcelo Biss conta que “tomar decisões narrativas fotográficas para traduzir o roteiro e direção foi meu desafio profissional. Fico feliz com o resultado. É o trabalho gigantesco de uma equipe muito dedicada em meio a chuva, sol, noite e dia, para fazer acontecer o cinema em Mato Grosso”.

Os episódios são sequenciais e as histórias se encadeiam, já que a cada passo adiante que ela dá na nova vida é revelada uma camada do passado da personagem. O recurso do flashback foi usado para fazer essas revelações e sempre surgirá com uma proposta visual diferenciada, indicando ao telespectador o deslocamento temporal da história. A fotografia trouxe tons terrosos e verdes, com destaque para a dissonância entre a sóbria e recatada estrangeira e o naturalismo preponderante nas comunidades locais.

“Entre longes é contada a partir de um local peculiar do Brasil que é Mato Grosso, um olhar de descoberta e o deslumbramento diante das riquezas naturais no contexto cultural e conflitos da época. Essa é uma história que só pode ser contada em Mato Grosso e não só porque é originalmente da região, mas porque tem o cheiro da terra e do povo local. E é por ter esse componente regional tão original que essa história é universal", comentou Bárbara Varela, produtora executiva da série.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet