O Governo de Mato Grosso, por meio do Edital MT Preservar da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), está investindo na restauração de prédios históricos em Cuiabá. Nove imóveis receberam melhorias de infraestrutura, incluindo igrejas, residências e locais institucionais do centro histórico da capital mato-grossense.
Leia também
Destaque do Blues da capital se apresenta neste sábado em Chapada dos Guimarães
O Edital MT Preservar contemplou imóveis pertencentes a pessoas físicas, organizações sociais e prefeituras mato-grossenses, abrangendo comércios, residências, igrejas e locais institucionais, como museus e espaços culturais.
As propostas selecionadas receberam valores que variaram entre R$ 50 mil e R$ 300 mil, destinados à conservação e recuperação de fachadas, coberturas, adequação para acessibilidade, instalações elétricas, hidrossanitárias e prevenção contra incêndios.
Entre os prédios já beneficiados, a Igreja Nosso Senhor dos Passos teve sua restauração concluída, incluindo serviços de manutenção e conservação da pintura.
Outro edifício contemplado foi a Casa das Pretas, sede do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE), que passou por conservação e manutenção da fachada e cobertura. Uma residência na rua Galdino Pimentel também recebeu manutenção em sua cobertura.
O Abrigo Bom Jesus, localizado na rua Pedro Celestino, recebeu estabilização e manutenção predial. Segundo o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson Araújo, o MT Preservar visa valorizar o Centro Histórico de Cuiabá, preservar sua história e fomentar mão de obra local qualificada.
Atualmente, estão em andamento as obras na Igreja da Boa Morte, tombada como patrimônio histórico do Estado, e em mais quatro imóveis residenciais, com previsão de entrega ainda neste ano.
O secretário titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves, destaca que os investimentos trarão retorno para a população e visitantes, além de movimentar a economia local e aprimorar a experiência turística, fortalecendo a vocação de Cuiabá para o turismo.
(Com informações da assessoria)