Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cinema

'Sessão Pipocanálise'

'Marte Um' será exibido no Cine Teatro em evento que busca difundir teorias psicanalíticas

Foto: Reprodução

'Marte Um' será exibido no Cine Teatro em evento que busca difundir teorias psicanalíticas
Com entrada gratuita, a "Sessão Pipocanálise" exibe "Marte Um", de Gabriel Martins, nesta terça-feira (26), às 19h, no Cine Teatro. Antes do filme, às 18h, a sonoplasta Lívia Freire realiza uma performance de sonoplastia imersiva no foyer e, em seguida, o curta "Esquecimento", do mato-grossense Uri Bezerra, será projetado para os participantes. 

Leia também 
Vestido como cangaceiro, cearense de 64 anos trabalha como estátua viva em mercado e churrascaria Cuiabá


As atividades configuram a "Sessão Pipocanálise", iniciativa da Liga Acadêmica de Psicanálise UFMT (Psicanaliga). A Liga tem como principal objetivo a difusão de conhecimentos e teorias psicanalíticas tanto no meio acadêmico quanto para o público geral.

"Esquecimento" é o primeiro curta dirigido por Uri Bezerra, que tem 20 anos e é estudante do curso de Cinema e Audiovisual na UFMT. A produção mato-grossense já circulou por mostras e festivais (incluindo a MAUAL) e recebeu o prêmio de Melhor Filme Infantojuvenil no Festival Audiovisual Latino-americano de São Francisco do Sul (SC), mais conhecido como Fala São Chico.

O curta mostra instantes do convívio entre o jovem cineasta e o irmão, o pequeno Miguel, proporcionando aberturas para partilha de afetos na relação entre irmãos de gerações distintas. 

Sobre “Marte Um”

"Marte Um" foi distinguido pela Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema - como o melhor longa brasileiro de 2022. Foi consagrado como o grande vencedor do 23º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2023, faturando oito troféus. Também obteve premiações no Festival de Gramado. Nos Estados Unidos destacou-se com premiações em vários festivais realizados em Atlanta, Nashville, Filadélfia e San Francisco. Também foi exibido no Festival de Sundance, nos EUA, onde encantou a crítica americana. 

"Marte Um" (Brasil. 2022. 115´) tem direção do mineiro Gabriel Martins que acumula experiências como roteirista, diretor de fotografia e montador, além de diretor. Trabalhou em mais de 20 filmes exibidos em festivais de cinema ao redor do mundo. No elenco estão Cícero Lucas, Camila Damião, Rejane Faria e Carlos Francisco, além de mais onze artistas que interpretam papéis secundários. O roteiro, também assinado por Gabriel Martins, valoriza todos os personagens e a equipe de atores e atrizes vale-se disso com atuações cirúrgicas. 

O filme retrata a realidade de uma família que vive no município de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Durante o cenário político de eleição de um presidente de extrema-direita, a família, negra e de classe média baixa, sente a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho Deivinho, enquanto ele aspira estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, apaixona-se por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.

Conheça outras atividades da Psicanaliga, Liga Acadêmica de Psicanálise da UFMT através do perfil no Instagram @psicanaligaufmt.

Próxima semana tem II Mostra Caleidoscópio no Cine Teatro Cuiabá

Em 2 de abril, a partir das 19h30, no Cine Teatro Cuiabá recebe a segunda edição da Mostra Caleidoscópio de Audiovisual Universitário, coordenada pela professora Aline Wendpap e pela equipe do projeto de extensão CineCos/UFMT. A sessão reunirá curtas produzidos por diferentes gerações dos cursos de Radialismo e de Cinema e Audiovisual da UFMT. A entrada é gratuita.

Saiba mais no perfil do Instagram @cinecosufmt.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet