Olhar Conceito

Sexta-feira, 21 de junho de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

'Urban Sketchers'

Grupo de apaixonados por desenho se reúne para 64ª edição de encontro em Cuiabá

Foto: Reprodução

Grupo de apaixonados por desenho se reúne para 64ª edição de encontro em Cuiabá
Criado há cinco anos, o grupo Urban Sketchers Cuiabá (USK Cuiabá) reúne os integrantes do grupo neste sábado (23), para a 64ª edição do Encontro USK Cuiabá, na Praça 8 de Abril (Praça do Choppão), das 16h às 18h. A participação é aberta a todos que gostem de desenhar e cada um pode usar a técnica da sua preferência, como por exemplo lápis preto ou de cor, caneta e giz pastel, entre outras.


Leia também
Cuiabano abre 'fazendinha urbana' com mais de 15 tipos de animais para interação com crianças


Urban Sketchers (USK) é uma comunidade global de pessoas que se dedicam à prática de desenhar paisagens urbanas e situações do cotidiano em viagens ou nas cidades em que vivem. Fundado em 2007, o movimento global já reúne 417 grupos em mais de 70 países, entre eles o Brasil.

Os encontros – quase sempre mensais - reúnem profissionais e estudantes de diversas idades e das mais diversas áreas de atuação profissional, todos eles apaixonados pela arte de desenhar. São artistas, arquitetos, designers, ilustradores, vendedores, advogados, músicos, médicos e psicólogos, entre outras profissões.

A participação no grupo é voluntária, por adesão espontânea, e cada encontro é finalizado com uma ExposiCHÃO, forma rápida e simples que os organizadores usam para apresentar os diversos desenhos produzidos a cada edição.

Presidente e um dos fundadores do grupo em Cuiabá, o arquiteto Carlos Pina explica que não é necessário ser um artista ou saber desenhar com perfeição para fazer parte da comunidade. "Não buscamos a perfeição. O que queremos é incentivar a prática de desenhar de forma fluida e rápida, além de aproximar e promover a convivência de pessoas com gosto pela arte, por viagens e que gostam de retratar os locais em que vivem", afirma.

1° encontro estadual 

Nos dias 6 e 7 de abril, o USK Cuiabá será anfitrião do 1º Encontro Estadual Urban Sketchers Mato Grosso 2024. O encontro, que acontece na Capital, vai receber integrantes dos grupos USK de Cáceres e Sorriso, criados no ano passado. Também está aberto a todos os interessados que podem se inscrever pelo link do evento na Bio do Instagram @uskcuiaba.

No primeiro dia (6 de abril), a programação contempla reuniões no Museu de Arte Sacra de MT pela manhã (9h às 12h) e na Arena Pantanal, à tarde (15h às 17h30). Uma terceira sessão "Drink and Draw" encerra a agenda do dia no Sesc Arsenal, a partir das 18h30.

Já no domingo (7 de abril), o grupo se reúne para desenhar na Praça Alencastro e entorno (9h às 11h30) e no Museu da História Natural (15h às 17h).

Exposição 

Após o encerramento do encontro no Museu da História Natural, os integrantes da comunidade participam da abertura da exposição "Urban Sketchers Cuiabá – comemorando os 305 anos da cidade". As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo (24) e cada membro que já tenha participado de encontros anteriores pode contribuir com até três desenhos oficiais produzidos e devidamente carimbados em qualquer um dos encontros municipais já realizados na capital. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet