Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Música

Cine Teatro Cuiabá

Orquestra CirandaMundo abre a Temporada Artística 2024 com concerto especial

Foto: Reprodução

Orquestra CirandaMundo abre a Temporada Artística 2024 com concerto especial
Na próxima quarta-feira (6), a Orquestra CirandaMundo realiza um concerto da Série Pantanal, que marca a abertura da Temporada Artística 2024, do Instituto Ciranda - Música e Cidadania, no Cine Teatro. O ingresso será vendido por R$ 2 e 1kg de alimento não perecível. Na apresentação, serão interpretados grandes temas da música mundial, além de música brasileira. 

Leia também
Com giz pastel oleoso, historiadora se inspira no erótico feminino e em cenas do cotidiano


“Nossa orquestra transita bastante por esse universo do repertório popular, especialmente da música brasileira. Teremos, por exemplo, músicas de Dominguinhos, Guinga e Villa-Lobos, além de compositores como Bedrich Smetana e Georges Bizet”, antecipa Murilo Alves, maestro da Orquestra CirandaMundo. 

Após um ano movimentado, com uma extensa programação que marcou as duas décadas de fundação do Instituto Ciranda, 2024 também terá uma Temporada Artística muito expressiva. Serão cerca de dez programas, organizados nas séries Pantanal, Cerrado, Amazônia e Araguaia, contemplando desde a música popular, sertaneja, rock e a música coral mato-grossense. 
 
A grande novidade para este ano, é a realização do Segundo Festival CirandaMundo, que está previsto para o início do mês de julho. Além de contemplar os alunos do Instituto Ciranda, terá a Orquestra CirandaMundo como orquestra residente, e será aberto a músicos de Cuiabá e região. O repertório que será trabalhado na ocasião, culminará em um grande concerto, para marcar o encerramento do festival.  

O concerto de abertura da Temporada Artística 2024 da Orquestra CirandaMundo é viabilizado pela parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL). Segundo o secretário da pasta, Jefferson Neves, essa é uma parceria de longa data, que o governo de Mato Grosso mantêm, pela importância cultural e social do Instituto.

“Nós reconhecemos de forma valiosa e muito preciosa o trabalho do Instituto Ciranda, porque eles levam cultura e cidadania à população, por meio da música. A expectativa para esse primeiro concerto de 2024 é grande, e com certeza, será mais uma temporada artística de muito sucesso, com apresentações que contemplam a cultura regional e com ingressos acessíveis a todos”, sintetiza Neves. 

Cultura e cidadania

O Instituto Ciranda - Música e Cidadania se dedica a fomentar ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania e transformação. São duas décadas de atuação, e mais de 800 alunos, atendidos nos polos do Instituto Ciranda das cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Poconé e Sonora (MS). Somente na capital Cuiabá, são cerca de 400 alunos, que têm aulas de diversos instrumentos no Centro Histórico da cidade, na emblemática Casa de Bembem.

Parceiros

Para manter todos os programas e atividades, em Cuiabá e nos demais polos mencionados, o Instituto Ciranda conta com importantes parcerias. A empresa Bom Futuro, Energisa, Eletrobrás Eletronorte, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Prefeitura Municipal de Sonora, a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e o Instituto Sicoob são alguns destes parceiros.

Acessibilidade

Os concertos do Instituto Ciranda dispõem de acessibilidade para pessoas com deficiência (audiodescrição e intérprete de libras).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet