Na semana passada, entre 23 e 25 de fevereiro, Primavera do Leste foi palco da residência artística "Ensaio sobre a Dramaturgia Mestiça", fortalecendo a cidade como epicentro cultural do teatro mato-grossense. Foram três dias de imersão e intensa troca entre artistas de diversas regiões do estado, solidificando laços e inspirando novos horizontes para a cena teatral local.
Leia também
‘Fui registrada no dia 28 e comemoro duas vezes’, conta cuiabana que nasceu em ano bissexto
Conduzida pelos integrantes do Grupo Teatro Faces, a residência foi mais que um mero encontro de artistas, funcionando como espaço de celebração das artes cênicas e catalisador de novas perspectivas sobre o fazer teatral em Mato Grosso.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de explorar temas como o território, o teatro como ferramenta de combate à colonialidade e a dramaturgia mestiça, fundamentos essenciais para entender e valorizar a riqueza cultural do estado.
Idealizador da residência e pesquisador, Wanderson Lana expressou sua satisfação e entusiasmo diante do impacto do evento: "Poucas vezes na minha vida me senti tão feliz e com a certeza de estar protagonizando um momento muito importante na história das artes da cena do meu estado."
A programação diversificada da residência ofereceu oficinas práticas, rodas de discussão, apresentações artísticas e momentos de trocas estéticas e afetivas. Além de aprimorarem suas habilidades técnicas, os artistas tiveram a oportunidade de construir um manifesto coletivo vislumbrando o futuro do teatro em Mato Grosso para os próximos 10 anos.