A primeira plataforma de streaming de música regional, Portal da Música de Mato Grosso, já está no ar e com cadastro aberto de novos artistas pelo
site. A iniciativa visa alavancar carreiras oferecendo gratuitamente as obras dos músicos regionais ao maior número de pessoas possível.
Leia também
Perna de pau, circo e arte digital: multiartista cuiabana rompe fronteiras com NFTs
A previsão é de que o acervo fique disponível já no início de março. Para os artistas, a plataforma permite o upload ilimitado de músicas, fotos, videoclipes, agenda de shows e outras informações. Além disso, os autores das obras podem decidir se disponibilizam ou não as canções para download gratuito, expandindo o acesso às produções.
O presidente da Associação Mato-grossense de Cultura (AMC), realizadora do projeto, Marcos Levi de Barros, explica que a plataforma de streaming tem como objetivo facilitar o acesso irrestrito à musicalidade de Mato Grosso em qualquer hora e local.
Com layout fácil e intuitivo, o Portal da Música de Mato Grosso incentiva a descoberta de novas músicas e, ao mesmo tempo, funciona como uma 'vitrine' para os artistas e bandas regionais.
"O Portal da Música de Mato Grosso tem a missão de se tornar um grande mosaico da música mato-grossense em suas diversas linguagens extrapolando quaisquer fronteiras. Além disso, a plataforma se consolida como um espaço de memória da produção musical do estado".
Na avaliação do cacerense Milton Guapo, cantor, compositor, precursor do rasqueado, pesquisador, escritor e condecorado com o título de Mestre da Cultura Popular pelo Ministério da Cultura, o Portal da Música de Mato Grosso chega como uma "meca" para o músico mato-grossense.
"Nessa mudança de paradigma com a internet, a plataforma surge para promover o artista para que ele seja visto, seja convidado para shows, para trabalhos. Se chegar uma pessoa de outro lugar aqui, ela vai na plataforma e passa a conhecer tudo isso que está lá. O Portal da Música de Mato Grosso será uma meca para os artistas mato-grossenses. A pessoa que quiser conhecer nossa musicalidade, terá que acessar", comenta o músico.
Realizado pela AMC, o Portal da Música de Mato Grosso conta com o patrocínio da secretaria estadual de Esporte, Cultura e Lazer (Secel) e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e apoio da Vendetta Produções.