Olhar Conceito

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Artes Cênicas

vitrine de renovação

Escola Municipal de Teatro de MT é selecionada para se apresentar em mostra nacional

Foto: Fred Gustavos

Escola Municipal de Teatro de MT é selecionada para se apresentar em mostra nacional
Abrindo as ações de 2024 o espetáculo "Sobre o Velho Novo Costume", de Primavera do Leste e que tem direção de Ana Paula Dorst, foi selecionado para compor a programação do a_ponte – Cena do Teatro Universitário do Itaú Cultural, em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (24). O evento segue até 27 de janeiro e destaca-se como uma vitrine para a renovação da cena teatral, reunindo estudantes de artes cênicas de todo o país.


Leia também 
Menino de seis anos se emociona ao visitar avó em hospital de MT e vídeo viraliza: 'laço bonito e forte'


O teatro desenvolvido em Primavera do Leste é modelo em todo Brasil, seja na representação dos seus grupos profissionais: Teatro Faces, Faces Jovem e Grupo Primitivos; seja no campo da formação com 400 alunos atendidos por semestre na Escola Municipal de Teatro com o sistema Faces de Ensino.

A turma responsável por levar a produção teatral de Primavera do Leste para o palco do Itaú Cultural é composta por alunos e alunas do Núcleo de Experimentação Artística, uma das 24 turmas da Escola Municipal de Teatro.

​Sob a condução da Professora Ana Paula Dorst, esses jovens atuantes têm se dedicado a criação cênica do espetáculo desde o ano de 2022, resultando em uma montagem no formato híbrido, na qual o fazer teatral presencial e online se entrecruzam, a qual é fundamentado na atual pesquisa de doutorado da professora. 

A Escola Municipal de Teatro de Primavera do Leste é uma realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult). A escola trabalha com oficinas de teatro de maneira gratuita em diversos espaços do município, somando 12 polos, atingindo, inclusive, a zona rural em dos mais bonitos projetos de garantia de acesso.

Trabalhando de forma integrada com a sociedade, atuando dentro das escolas municipais, estaduais e projetos sociais, agregando parcerias de ações de teatro para o desenvolvimento de crianças (a partir de 5 anos de idade) e de adolescentes, fomentando conscientização cidadã e formação cultural.

Fundada em 2010, a Escola completa 14 anos em 2024 e desde sua fundação trabalha pedagogicamente através da montagem de espetáculos (prática) e na importância de todos participarem de todas as etapas da montagem. Traz situações interessantes como direção compartilhada em todas as turmas e, principalmente, os professores que atuam hoje na escola, surgiram nos próprios polos da escola.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet